Os 4 Cs para competir com Criatividade e inovação na Carreira
Por Maria Inês Felippe
14/05/2008
A empregabilidade é hoje a maior preocupação dos profissionais,
colocando à prova a competência deles no que diz respeito à melhoria
de processos internos, produtos, serviços, processos operacionais.
Todas essas questões exigem do profissional uma das competências
mais avaliadas diariamente que é a criatividade e Inovação.
E sempre que estou em treinamentos e palestras ouço a mesma coisa:
“Como faço para ser mais criativo, como faço para inovar? Preciso
disso para ser mais competitivo.”
A demanda é tamanha que acabei escrevendo um livro sobre isso, como
objetivo de fornecer orientações e exercícios de auto-análise, para
ativar a criatividade, favorecendo o pensar e agir criativamente,
não eximindo a pessoa da responsabilidade de analisar a realidade,
aplicando cuidadosamente os conteúdos em funções gerenciais,
desenvolvendo equipes e criando mecanismos de desenvolvimento da
organização.
Neste artigo gostaria de tocar os “4 C´s”, que a meu ver, precisam
de observação e ajustes constantes.
Criatividade e Inovação Pessoal
Hoje, para obter sucesso é necessária além do conhecimento técnico,
a habili-
dade para solucionar problemas, lidar com a diversidade, o que
implica na
utilização da capacidade criativa, sendo proativo e quebrando
paradigmas.
A destruição mental de tudo que já existe é condição primordial para
iniciar o
o processo criativo.
Criar envolve, em primeiro lugar, um rompimento dos paradigmas
pessoais e, em segundo, dos sociais. Muitas vezes o criador acaba
boicotando a sua própria criação com medo de ser criticado e não
reconhecido. Criar é um ato de coragem tanto no âmbito pessoal como
social.
Percebo que o primeiro passo é perceber-se enquanto pessoa e o que
realmente gosta de fazer, o que faz bem, o que a alma aplaude e
acima de tudo o lhe dá prazer. Esqueça o que está do lado, aqueles
comportamentos padronizados ou até mesmo aquilo que as pessoas
gostariam que você fizesse ou até mesmo fosse. Observe suas
principais qualidades e aproprie-se delas.
Na empresa em que trabalha tente romper o comportamento mecanicista
apresentando idéias de novos produtos, serviços, melhoria do que
você já faz, como também do ambiente organizacional.
Comunicação Assertiva
Como já dizia o Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Pois
é, muitas vezes deixamos de colocar em ação uma idéia ou desejo por
medo de não ser aceito, como também por não saber “vender” a idéia.
O primeiro passo é vender para si próprio. Por exemplo, você deseja
mudar de carreira. Cabe a pergunta: já elencou todas as vantagens da
mudança? Quais as vantagens e riscos? Você se convenceu de que é uma
boa saída para a sua situação atual, está amadurecido da decisão e
convencido da mudança de emprego ou de profissão?
Se sim vá em frente. Se não, venda acima de tudo para você mesmo e
depois para as pessoas que estão ao seu redor. Faça networking e
comunique a algumas pessoas a sua decisão.
Prepare-se para vender para seu chefe, desenvolva um projeto
detalhado, utilize da sua criatividade, recursos disponíveis, sempre
comparando a situação real e a desejada. Mas seja sempre muito
claro, expondo o que pensa, o que sente e como vê e sente esta
situação.
Cooperação e Comprometimento
Caso você esteja querendo mudar de empresa e isso poderá acarretar
resultados tanto para você quanto para as pessoas do seu convívio,
compartilhe a decisão, principalmente, se ela afetar diretamente
seus familiares, por exemplo. É preciso buscar ajuda. Você poderá
obter apoio dos amigos também.
A mesma situação poderá ocorrer se você estiver apresentando uma
idéia para seu superior. Uma idéia sem ação é pura ilusão e será
preciso buscar parceiros para fazer acontecer. Cada pessoa tem uma
inteligência particular e quando se junta a de outras pessoas o
resultado é uma criação muito especial. Pense quem pode lhe ajudar a
criar algo realmente especial.
Coordenação
Não podemos pensar em liderar as pessoas se somos dependentes, se
não lideramos a nós mesmos. Reavalie todas as situações em que você
está à frente de algo, coordenando, decidindo e seja honesto
consigo. Como disse no começo deste texto analise a realidade. Em
que momentos a sua liderança se sobressai?
A clareza de objetivos em relação a sua própria carreira e vida faz
com que atinja o que deseja. Fixe metas, prazos, e a forma para
conquistá-los. O mesmo poderá acontecer quando apresentar uma idéia
ao seu superior e ela for aprovada. É a oportunidade para fazer
acontecer juntamente com seus parceiros, aqueles já mencionados no
item acima. Mas, sem perder de foco que agora é a sua vez de
coordenar, que você está consciente das ações necessárias para isso
e que se planejou para tal.
Boa sorte na aplicação dos 4C´s!
*Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em
Criatividade, Inovação e Gestão, e autora do livro 4 C’s para
Competir com Criatividade e Inovação, pela Editora Qualitymark -
www.mariainesfelippe.com.br