Aparência e o Mundo dos Negócios
Por Silvio Celestino
23/09/2007
Um estudo da Universidade Federal Fluminense revelou que as pessoas
consideradas bonitas possuem rendimento entre 5 e 10% superior aos
demais.
Sob o ponto de vista de Marketing Pessoal não há combinação mais
poderosa do que competência e estética. As pessoas que são
competentes e acham que isto basta devem repensar seus conceitos.
Você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa
impressão. Por mais inteligente que seja se não tiver a oportunidade
de demonstrar sua capacidade, seu conhecimento ficará oculto dos
demais. Preocupar-se com a aparência deixou há muito de ser uma
questão de vaidade. No competitivo mercado de trabalho e com os
recursos cosméticos existentes, nem o homem, nem a mulher podem se
dar ao luxo de descuidarem de sua aparência.
Muito se fala sobre pessoas belas sem muita inteligência.
Entretanto, penso que é o momento de nos preocuparmos em fazer
pessoas bem preparadas se interessarem em ocupar posições relevantes
nas empresas, nos governos e no mundo. Sendo assim, além de
dedicar-se ao desenvolvimento intelectual, o profissional deve estar
atento às questões estéticas. Barba e cabelo para o homem. Cabelo e
maquiagem para as mulheres. Roupas, posturas e falas para ambos.
Estes elementos devem coroar a pessoa com capacidade para assumir
desafios. Mas, preste atenção às armadilhas, principalmente as
mulheres: o objetivo da estética no mundo de negócios não é destacar
sua beleza ou sensualidade, mas sua credibilidade. Sendo assim,
muito cuidado com o que usa. No ambiente executivo o que se espera é
que as pessoas se vistam de forma semelhante aos apresentadores de
telejornal. Sobriedade, elegância e estilo nas doses certas para
gerar impacto e simultaneamente uma atmosfera de credibilidade ao
seu redor.