A Arte da Persuasão - Parte 1
Por Carlos Alberto de Faria
10/09/2007
"É preciso beijar muitos sapos para
encontrar um príncipe."
Slogan da 3M
RESUMO:
Você consegue influenciar indecisos, capturar a atenção dos
participantes de uma reunião, reverter inimizades?
Líderes, administradores, vendedores, enfim todas as pessoas
envolvidas em negociação, em defender idéias e ideais precisam
conhecer e serem capazes de utilizar os princípios da persuasão.
Você conhece e aplica os princípios da persuasão, pessoal e
profissionalmente, para facilitar a sua vida? E o pessoal da sua
empresa aplica? Isto pode ser um diferencial...
O objetivo das pessoas que trabalham com marketing é capturar a
atenção do cliente potencial para poder mostrar os benefícios que
ele - o cliente - pode usufruir com o produto ou serviço que está
sendo trabalhado. O marketing trabalha também, na sua essência, com
persuasão.
Mas não somente o marketing trabalha com persuasão, os líderes, os
vendedores, entre outros, também.
Mas o que é persuasão?
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, persuasão é a o
ato ou efeito de persuadir. Ficamos na mesma!
E o que é persuadir? Pelo mesmo dicionário é "levar ou convencer
(alguém ou a si mesmo) a acreditar ou aceitar; convencer (-se)".
O conhecimento de como a persuasão ocorre pode levar a ações que
facilitam a vida de vários profissionais, e a nossa própria vida
particular. Como todo conhecimento pode ser utilizado para o bem ou
não, utilizaremos aqui somente a aplicação ética das técnicas
oriundas do que se conhece sobre a persuasão.
Um dos mais destacados estudiosos da persuasão é o Dr. Robert B.
Cialdini, autor, entre outros, dos seguintes livros, em inglês:
"INFLUÊNCIA: Ciência E Prática" e
"INFLUÊNCIA: A Psicologia Da Persuasão".
Este renomado especialista cita seis grandes áreas de facilitação
que ajudam na "arte de persuadir":
- Amizade;.
- Reciprocidade;
- Consistência;
- Autoridade;
- Validação Social;
- Raridade.
Descreveremos os seis princípios; abaixo e hoje, somente os três
primeiros. Na semana que vem os últimos três e, para encerrar o ano,
um resumo com Dicas Práticas de como utilizar estes seis princípios
para a sua vida familiar, para a sua vida profissional e em sua
empresa.
Então prepare-se e leia com muita atenção, pois estes são os
primeiros três princípios da Arte da Persuasão:
1. Princípio da Amizade
As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
Aplicação:
- Para influenciar pessoas, ganhe amizades, descubra semelhanças e
elogie sinceramente.
As pessoas preferem dizer "SIM" àqueles que eles conhecem e têm
amizade.
2. O Princípio da Reciprocidade
As pessoas dão o troco na mesma moeda.
Aplicações:
- Dê aquilo que você quer receber.
- É dando que se recebe.
As pessoas têm mais boa vontade em atender solicitações (favores,
serviços, informações, concessões, etc.) de pessoas que
antecipadamente as favoreceram de alguma forma.
3. O Princípio da Consistência
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes.
Aplicações:
- Mostre os comprometimentos públicos, escritos e voluntários.
- Reconheça os comprometimentos voluntários.
As pessoas têm mais boa vontade em seguir uma certa direção se elas
perceberem que ela é consistente com um compromisso já existente.
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus