Ativador da Criatividade para Tomada de Decisão - FOFA
Por Maria Rita Gramigna
20/08/2007
Temos uma parte da personalidade que nos aponta o que devemos e
podemos fazer.
O deve fazer está ligado à ética, ao respeito à justiça, à moral
social, à religião.
O pode fazer baseia-se na nossa capacidade de desempenhar uma
determinada função e em nossa permissão interior para fazê-lo.
Isto quer dizer que eu posso me achar capaz de realizar alguma
coisa, mas sem a permissão interior, pressionado (a) por uma
autocrítica proibitiva para fazê-lo, acabo não fazendo.
Dentro de nós existe, além do impulso da criança, dois tipos de
cobrança: você deve e você pode. O dever fazer e o poder fazer
constroem, em nossas cabeças, uma espécie de diálogo interno. São
vozes, em geral, das mesmas pessoas que nos educaram.
Atuam através dos valores e crenças que nos foram transmitidos no
lar, na escola, no meio religioso, na sociedade, no contato direto
com os meios de comunicação e nas demais influências que recebemos,
ao longo da vida.
No dever fazer - "É assim que se deve fazer" - podem existir
preconceitos ou paradigmas obsoletos e ultrapassados.
A realidade interna é aquela que habita nosso interior; a externa é
aquela que está acontecendo em torno de nós.
A face adulta une o que está acontecendo fora de nós ao que está
ocorrendo no nosso interior, para chegar ao consenso.
Por intermédio dessa parte amadurecida, estabelece-se o poder, o
desejar e o gostar, acrescentado da conveniência de executar uma
decisão.
Nestes momentos, muitas vezes nos falta um dado muitíssimo
importante, o mais importante: UMA FERRAMENTA CRIATIVA QUE NOS AJUDE
A TOMAR DECISÕES.
Apresentamos a FOFA, uma ferramenta que se destina a resolver
problemas de forma sistematizada e criativa.
Ao usar a FOFA, lembre-se:
Existem cinco diferentes tipos de ações no processo de tomada de
decisão:
a) Ação provisória
b) Ação adaptativa
c) Ação corretiva
d) Ação preventiva
e) Ação contingente
Como usar A FOFA:
A FOFA é usada após um torbelino de idéias, no momento em que o
esboço da idéia já está elaborado. Dá pistas e condições para a
decisão em adotar ou não a nova idéia.
A FOFA é aplicável para a tomada de decisão. É uma ferramenta que
seleciona as melhores, dentre as melhores idéias.
QUADRO DE ANÁLISE FOFA
FORTALEZAS: Análise relativa à força e aos pontos positivos das
idéias geradas durante o TI. São relacionadas ao
produto/serviço/idéia.
Exemplos: contém um diferencial, tem custo baixo de produção, exige
poucos recursos, não necessita de pessoal especializado, é de fácil
criação.
USE-AS!
Posso aproveitar as fortalezas para minha estratégia?
O número de fortalezas é razoável?
As fortalezas das idéias poderão contribuir para o alcance de meus
objetivos?
FRAQUEZAS: Pontos vulneráveis das idéias geradas. São relacionadas
ao produto/serviço/idéia.
Exemplos: já existe produto/serviço/idéia similar no mercado, exige
alguns itens de segurança, o custo de criação é caro, exige pessoal
especializado, tempo demorado de criação, etc.
ELIMINE-AS!
As fraquezas podem ser eliminadas?
A quem posso pedir ajuda?
Como combater as fraquezas das idéias?
Como transformar fraquezas em fortalezas?
OPORTUNIDADES: Lista de oportunidades que poderão ser aproveitadas
com a adoção da idéia. São relacionadas ao ambiente influenciador.
Exemplos: existe a demanda no mercado e não há fornecedores
disponíveis no momento, a concorrência não tem estrutura para um
lançamento similar, está dentro da expectativa dos clientes, etc...
APROVEITE-AS!
Como aproveitar as oportunidades?
Quem envolverei na estratégia?
Que ganhos poderemos Ter ao aproveitar as oportunidades?
AMEAÇAS: Fatores externos ameaçadores que poderão interferir na
implementação das idéias. São relacionadas ao ambiente
influenciador.
Exemplos: é uma boa idéia, mas o mercado não apresenta demanda, os
concorrentes fazem algo similar, exige uma estrutura que não
possuímos, está distante das expectativas dos clientes, etc...
EVITE-AS!
Como evitar as ameaças?
Com quem posso contar?
São ameaças de grande porte?
Posso contorná-las?
Posso transformá-las em oportunidades?
A decisão de implementação faz-se após a análise FOFA. Muitas vezes,
temos que melhorar as propostas de inovação eliminando as fraquezas
e ameaças, antes de iniciar um empreendimento.
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.