A Criatividade como Diferencial
Por Maria Inês Felippe
21/09/2007
"Sonhe, imagine, analise e ponha em pratica. Faça diferente!
Qualquer hora é hora, qualquer lugar é lugar para criar" Maria Inês
Felippe
Criatividade para que? Como gerar idéias? Ser criativo é ser
diferente? Essas são as primeiras perguntas que surgem na nossa
consciência.
Eu tenho que ser criativo? Ser diferente? Ou é apenas mais um
requisito a ser exigido pelas empresas? Estamos acostumados a
considerar a criatividade como algo pessoal, intransferível e
eloqüente. Engano nosso! É algo que poderá ser desenvolvido e que
deve fazer parte da nossa vida, do nosso estio, da nossa competência
e comportamento.
Sem grandes investimentos a empresa poderá propiciar ações
criativas, dando a liberdade de opinar, errar, aprender com estes
erros e, principalmente, de buscar alternativas de diferenciação nos
produtos e serviços. Hoje em dia, o ato de criar ou inovar não se
restringe apenas ao empreendedor.
É necessário que haja uma ação conjunta entre empregados e
empreendedor. Buscar o diferencial é oferecer algo a mais do que o
cliente esperava, atrair sua preferência, adaptar-se ás suas
necessidades, modificar produtos, buscar soluções, estratégicas,
fugir do convencional. A criatividade é um fenômeno que se move
entre os atributos dos homens e as exigências da sociedade.
Considerando que as empresas fazem parte de uma sociedade o
incentivo à criatividade implica num bem que é criado para a mesma.
A empresa deverá investir em cursos que despertem no empregado a sua
imaginação, experimentação, objetivando inovações, melhorias nos
processos, racionalização de mão- de obra, de materiais e
tecnologia, comunicação eficaz, etc.
Dentro do cenário atual do país, não há dúvida de que o trabalhador
possui condições básicas para tornar-se uma pessoa mais criativa do
que já é. Muito embora a socialização e a cultura de algumas
organizações tende a diminuir esta potencialidade, principalmente
pelas práticas das ações rotineiras.
Trata-se de recursos valiosos de que dispomos e que necessitam ser
cultivados pelas organizações através de técnicas de geração de
idéias, de resolução criativa de problemas, analogias não usuais,
pensamentos divergentes e convergentes. etc. Dessa forma, todos
poderão "sonha", analisar, testar e posteriormente concretizar a
idéia inicial.
Cabe também ressaltar a importância do envolvimento geral da
organização desde a presidência até os cargos operacionais, nos
programas de implantação de criatividade. Ou seja, deverá fazer
parte da estratégia e cultua da organização.
Podemos perceber uma grande revolução quebra de paradigmas, onde não
somente os chefes e o empreendedor devem ser criativos na
organização.
A criatividade está relacionada com processos de pensamento,
imaginação, intuição e originalidade. Podemos perceber que se trata
de características importantes para um profissional de sucesso,
alado, é claro, aos conhecimentos técnicos e demais habilidades
necessária.
Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade a visão
de futuro, a autonomia os trabalhos em equipes, a liderança, buscar
soluções alternativas etc. Num mundo de mudanças, marcado por
turbulências e incertezas; tudo isso torna-se fundamental.
A criatividade humana não é temporal, é um patrimônio do ser humano
e que deve ser compartilhado neta sociedade. Ou seja, devemos criar
ou inovar algo a ser aproveitado pela sociedade. Em alguns casos, é
necessário mudar de pensamento. Desta forma, não há hora marcada
para criar, pois tal prática deve ser constantemente estimulada e
desenvolvida pelas empresas através de uma sistematização e
preparação das mesmas para este novo cenário.
Devemos estar constantemente criando estratégias de ação, soluções
diferentes para os diversos problemas nas organizações, criando
novos produtos, inovando os já existentes. Só assim as empresas se
tornarão criativas e competitivas. Por ser o ato de criar
compartilhado com a sociedade, a organização deve servi-la. Nada
mais justo, então, desenvolver a criatividade para a superação das
expectativas dos clientes.
Quais as vantagens de atuarmso com pessoas criativas?
Serem empreendedoras;
Curiosas e atualizadas;
Agressivas e auto-sufícientes;
Persistentes e perseverantes;
Autônomas e corajosas;
Sempre bem informadas;
Auto-disciplinadas em busca de auto-realização e
Auto-motivadores e motivantes.
Obstáculos que impedem a criatividade:
Velhas idéias, paradigmas, chavões;
Fronteiras, dificuldades imaginárias;
Conformismo;
Desistência;
Preguiça mental;
Medo do ridículo e de errar, tudo tem que ser certo;
Pouco ou nenhum incentivo por parte da organização;
Excesso de lógica;
Reistência a quebra de modelos mentais.
Ventos favoráveis que facilitam a criatividade:
Motivar as pessoas a ver a realidade sob novos olhos;
Usar imagens visuais, auditivas;
Gerar idéias fluidas, sem julgamento;
Perceber, observar coisas que não são observadas pelos demais;
Brincar com as idéias, criando multiplicidade;
Buscar conciliação de opostos;
Usar os erros comeditos para aprendizagem;
Quebrar padrões, rotinas, etc..;
Predisposição interna;
Humor;
Desafie as normas e
Receptividade as novas idéias, tanto as suas como as dos demais.
Melhores momentos do Oscar da Criatividade:
Cantando no chuveiro;
No trânsito, na fila do cinema, no metrô;
Escutando um sermão, dos mais diversos;
Fazendo trabalhos manuais;
Durante a insônia;
Academia de ginástica;
Durante reuniões improdutivas;
Na casa da sogra;
No ócio;
Ou sob pressão.
Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de
Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo
pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha.
Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento
Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências.
Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em
Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e
Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e
Inovação da APARH.