Criatividade e Inovação com Foco em Resultados
Por Maria Inês Felippe
02/08/2007
Inovação e criatividade são essenciais para o continuo
desenvolvimento e competitividade de uma nação.
Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele
poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas
tecnologias tornando a empresa mais competitiva .
O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a
pesquisas de idéias, através da internet, mas também contribui para
que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de
crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir,
temos que buscar várias idéias mesmo com recursos limitados, sempre
pensando: de que maneira poderei melhorar esta atividade? De que
forma poderei contribuir com maior impacto na rentabilidade ,
qualidade dos produtos, segurança do trabalhador, satisfação do
cliente, obviamente sem ferir a ética? Como poderei contribuir para
uma sociedade melhor? Como poderei aumentar a minha renda?
Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebemos que
há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados
de uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e
inovador, é retorno garantido.
O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo,
equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com
emoção, seguida da lógica.
Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o
pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente
deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do
pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação,
através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos
e quantitativos.
Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o
criador, quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que
possui começo meio e fim. Há o processo de criação, com a mente
aberta, que necessita da imaginação, mas temos que colocar em
prática o que imaginamos passando pelo crivo da lógica entre outros
o mercado consumidor.
O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas
idéias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando
está curioso, inquieto, por vezes incomodado.Se você for uma pessoa
curiosa, idéias vão bater as suas porta, pois vai perceber lacunas,
necessidades, costumes e que certamente favorecerá a geração de
idéias.
Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há
constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos
baixa originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base
tanto para um processo de inovação quanto originalidade.
O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói
uma idéia inovadora ou original.
Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e
busque respostas.
Se em não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma
faria?
Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a
qualidade?
Como poderei agregar valor as atividades que executo?
Com o poderei agregar valos ao negócio da empresa?
Que outros produtos ou serviços poderá criar a partir do que já
existe?
Que outros produtos ou serviços pode criar para preencher uma
necessidade específica de uma população? Lembre-se dos curiosos!
Muitas vezes é preciso criar várias respostas para cada pergunta.
Faça um grande Braisntorming, é da quantidade que sai a qualidade, e
lembre-se não é preciso uma grande idéia e sim uma idéia de grande
resultado. Nunca foi tão fácil criar como hoje. As necessidades,
informações são inúmeras e o mercado consumidor é vasto.
O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de
observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em
prática é necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande
entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas idéias por medo de
serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando
assim somente na geração de idéias deixando de lado o colocar em
prática.
Na fase embrionária da idéia, por vezes é aconselhável que seja
solitária, mas temos que buscar parceiros, para viabilizar a idéia.
Poderei citar um exemplo: Prêmio APARH-Revista Vencer de
Criatividade nas empresas.
Ao assumir a Vice Presidência de Criatividade e Inovação da APARH
desenhei várias atividades entre elas o prêmio.Conversando com Celso
Estrela( Diretor do prêmio) e um forte colaborador nas minhas
atividades, ele também havia pensado e ficou entusiasmado, sendo
assim, partimos para desenhar o projeto, pesquisando mercado,
definindo critérios, conversando com pessoas, formatamos o
regulamento. Vendemos a idéia para Paulo Xavier, Presidente da
APARH, que agregou informações e agora o que fazer? Fomos buscar
parceiros, adeptos, vamos vender a idéia , conversamos com Mauricio
Cita que agregou idéias, surgindo assim à parceira com a revista
Vencer. Assim como vários outros apoiadores, gerando idéias e
viabilizando o projeto, a cada dia vão surgindo idéias e ajustes em
torno de um único objetivo “ incentivar a criatividade nas empresas”
através do prêmio.
Observe o processo, fase embrionária, pesquisa, venda, busca de
parceiros, geração de idéias, concretização de idéias e já estamos
colhendo resultados, recebendo cases valiosos. Ocorrerão críticas,
desinteresses , desincentivo, sem dúvidas.
Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos a críticas,
reprovações, e ás vezes o rótulo de “ maluquice,” mas saiba que ela
poderá ter grande valor, vá enfrente, pois o processo criativo é um
ato de coragem.
Entenda o processo
Motivação - tenha um objetivo e trace desafios
Preparação - defina metas, desconsidere formas e caminho, levante
informações.
Incubação - confine-se, deixe o inconsciente trabalhar.
Iluminação - registre a idéia
Elaboração - plano de ação, avaliação.
Ação - atacar, fogo.
Avaliar - quantitativo e qualitativo
A inovação é desafio, sempre foi e sempre será, porque é um passo
para o desconhecido, é uma aceitação do ambíguo, algo que somente
pessoas corajosas fazem. Ser criativo é escolher não ser medroso, e
é isso que fazemos nas empresas. Incentivamos a coragem a romper
modelos mentais pessoais e da organização, pois consideramos que
eles são naturalmente modelos em evolução. Podemos perceber que os
modelos mentais tornam-se limitados por conhecimento técnico,
experiências prévias, similares e pela forma como o ser humano
percebe e processa as informações, favorecendo ou não a criAção.
A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e
o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que vai
desde os ensinamentos no lar, nas escolas e no ambiente de trabalho
que nos tornam prisioneiros ou livre.
A educação para o pensamento criativo é primeiro passo essencial
para a melhora do nível de inovação, que acontece nas empresas.
Trata-se de uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da
competição.
O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criação
individuais e coletivas, processos abertos de comunicação , cuidados
com a qualidade de vida do cliente interno e externo, como também as
políticas de recursos humanos adotada, são fatores importantes,
sendo assim a cultura corporativa que encoraja o pensamento
criativo, deve ser ativamente sustentada, isso supõe correr risco.
Se quiser fazer grandes progressos, terá que correr riscos
calculados, pois idéias não funcionam sempre, devem ser registradas
em banco de idéias, como também colocadas em prática. Em
criatividade não existem erros e sim ensaios, e uma idéia poderá ser
inadequada para determinado momento e valiosa em outro, aprender com
erros e acertos é fundamental.
Estudos apontam que, quanto mais idéias você gerar, mais
provavelmente terá uma idéia espetacular.
Se quiser ter grande idéia, tenha muitas idéias, propicie insigths
através de observações, sentimentos, pensamentos para chegar aos
resultados esperados, mas lembre-se que num determinado momento
temos que utilizar o pensamento lógico.
Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma
resposta pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única
idéia, uma única opção. Entenda profundamente da causa, entre no
âmago do problema e depois o ataque com várias e várias soluções,
decida e implemente-a.
Solte a imaginação, invente.
Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de
Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo
pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha.
Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento
Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências.
Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em
Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e
Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e
Inovação da APARH.