Os Desafios da Motivação
Por Maria Inês Felippe
01/02/2007
"O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas
ainda encontrar o motivo para viver” Dostoievski
A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, e cada vez
mais deve ser preocupação pois é o combustível que nos faz
funcionar.
Por meio da motivação há melhoria nos processos internos, dos
produtos, envolvimento e comprometimento.
Quando a empresa realiza pesquisa de satisfação, é visível que a
produtividade aumenta, quando as pessoas são motivadas de forma
particular, através do desenvolvimento de suas capacidades, do
reconhecimento dos objetivos, das tarefas e de seu valor, tanto por
parte da chefia como pelo grupo que pertence.
Não esquecendo da recompensa através do seu salário, premiações,
entre outras coisas etc.
Hoje o valor do trabalho está passando por transformações e sofrendo
uma quebra de seus paradigmas. Cada pessoa deve ser motivada de
forma diferente, pois cada qual tem necessidades e emoções
distintas. O homem é um ser insaciável, uma vez satisfeita uma
necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante
que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com
as necessidades dos funcionários.
Muitos empresários acreditam que a motivação é obtida através de
salários, além disso costumam dizer: “Aqueles que não estiver
contente, que vá buscar outra oportunidade melhor outra oportunidade
melhor. Isso é muito perigoso para a empresa. Em uma dessas vezes, o
funcionários sai, encontra e convida os demais criando a ciranda da
desmotivação interna.
Podemos dizer que o envolvimento e a motivação das pessoas com seu
trabalho, tem diminuído com o passar dos tempos ou vêm sofrendo um
pseudo aumento, principalmente, considerando o medo de perder o
emprego ou realizando atividades por obrigação, sem sentido.
Antigamente, vivíamos num contexto diferente, onde as pessoas
dedicavam-se de corpo e alma ao trabalho e estavam dispostos a
encarar desafios.Com o passar do tempo, houve uma mudança. Um os
aspectos críticos da motivação é a redução ou o excesso na jornada
de trabalho levando a uma saturação psicológica do trabalhador.
Hoje o desafio do profissional de recursos humanos é motivar as
pessoas a crescerem, juntamente com a organização. Caso isso não
aconteça, o caos estará instalado.
Não adianta somente oferecer panacéias de benefícios no final do
ano, como churrascos, cestas de natal ou outros benefícios.
Com esses recursos, o processo motivacional funcionará somente por
um curto período.
É preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não o que
você gostaria de dar.
Nessa situação temos que ser flexíveis para mantermos competitivos,
assim como os benefícios oferecidos pelas organizações. A motivação
precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve
se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor
de regras.
Outro dia estava almoçando com um cliente, e na empresa estão com um
programa de benefícios diferenciado, há um rol de benefícios
obrigatórios e um outros optativos.
No rol dos optativos está a Bolsa de Estudos, questionei os motivos
e assinalei o seguinte cuidado: Será que vocês não estão “matando” a
competência, inteligência da organização colocando-o como optativo?
Deverá ser incentivado o uso deste benefício.
Para que a motivação funcione é preciso que o funcionário esteja ,
também, disposto a se motivar, vontade de trabalhar, principalmente
que goste do que faz.
O papel da empresa nesse processo é o de propiciar condições e
incentivos. Neste momento devemos supor que as necessidades básicas,
tais como moradia, alimentação, saúde, transporte, estão sendo
supridas satisfatoriamente , apesar de não garantirem a motivação,
somente mas evitando apenas a insatisfação.
Para garantir a motivação, é preciso outros estímulos, como
integração social, valorização pessoal e profissional. Isso será
possível através de treinamento que propicie seu desenvolvimento, a
aquisição de novos desafios, possibilidade de criação de novos
métodos de trabalho, serviços, produtos, etc.
Cabe ressaltar que o relacionamento com os colegas de trabalho e
chefia é um fator importantíssimo na motivação.
Outro fator importante é o relacionamento com os colegas de trabalho
e chefia. O que percebemos, é que nem sempre os chefes ou líderes
estão preparados para motivar sua equipe, haja visto o que
presenciamos durante os treinamentos.
Com pequeno investimento em treinamento determinadas atitudes podem
ser modificadas, tanto por parte das chefias quanto da equipe de
trabalho.
Neste caso, os programas de incentivos poderão ser uma ferramenta
poderosa da motivação, possibilitando a melhoria na produtividade, o
aumento e o comprometimento dos colaboradores.
Outro aspecto que se sobressai no ambiente organizacional é a
competição. Ela dará bons resultados quando bem administrada.
A formação de líderes e a estimulação da criatividade também são
aspectos importantes para as organizações. Assim, é necessário das
liberdade para o funcionário criar novas formas de trabalho,
produtos e serviços, proporcionando o comprometimento com a empresa.
Quando as organizações negam a possibilidade de criar o resultado é
o descomprometimento, desmotivação e o emburrecimento generalizado.
Nos programas de treinamento que desenvolvemos, percebemos que há
vários funcionários que gostam de desafios e são criativos, mas
muitas vezes são desestimulados pela equipe de trabalho, chefias
centralizadoras.
O medo de errar e da punição é predominante na maioria dos cenários
das organizações. É importante lembrar que o indivíduo criativo é
regido pela auto realização, está atento a tudo o que acontece. Além
disso busca desafios, cria o novo, busca soluções criativas para os
problemas, tornando-se motivante e auto motivador.
O desafio ao uso da criatividade no trabalho leva à motivação,
favorecendo a participação ativa. Quando se bloqueia a inteligência
criativa há o desinteresse de participar, opinar e envolver-se mais.
Motive por metas
Estabeleça metas claras e atingíveis. Pouco adianta uma meta
inatingível, ou facilmente atingível, no lugar de incentivar gera
frustração, elas deverão ser desafiadora;
Divulgue a todos- Estabeleça a regra do jogo para todos , não
importa quantas pessoas participam do programa, e possibilite meios
de atingir as metas. Estimule a criação de slogans, campanhas, etc;
Propicie condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas
para a conquista;
Envolva- Há metas que abrange somente um departamento, outras
vários, ou até a empresa toda;
Propicie um clima interno de incentivo- Por intermédio de quadro de
aviso, intranet, lembretes, exemplos: se o primeiro classificado for
ganhar uma viajem para uma cidade de praia, poderá colocar fotos da
praia, pessoas se divertindo, no quadro, música do lugar, bonés do
local, etc;
Distribua prêmios adequadamente- Saiba que existem pessoas que
possibilitaram para que outros atinjam a meta, pois há trabalhadores
que não são notados: ex. auxiliares, secretárias, etc;
Comemore- Formalize o acontecimento através de um jantar, uma festa,
reunião comemorativa, etc, guarde surpresa quanto aos primeiros
ganhadores.
Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de
Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo
pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha.
Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento
Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências.
Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em
Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e
Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e
Inovação da APARH.
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