Devo Incentivar meu Filho a Sonhar?
Por Melissa de Fátima Antunes
10/10/2007
A infância‚ uma etapa onde a vida a imaginação e a fantasia são
ingredientes fundamentais para que haja um desenvolvimento saudável
da criança, tanto no aspecto físico como psíquico.
Não por acaso que os contos de fadas iniciam suas narrações com: ERA
UMA VEZ, e finalizam com: VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE! Por mais que
seja estranho para os adultos, a criança sabe diferenciar o mundo
real do mundo criado pela sua imaginação.
Há relatos de pais que não permitem que seus filhos tenham acesso às
historias infantis por temer que estas histórias incentivem as
crianças a mentir, fantasiar, devanear, chegando a confundir o real
do imaginário.
Este é um engano, pois em cada contato com o mundo do faz de conta
favorece o crescimento interno da criança onde ela vivencia
situações que lhe fornecerão subsidio interno para elaborar
saudavelmente situações do cotidiano. Exemplo é a perda de um ente
querido pode ser vivido antes mesmo de o fato real acontecer, o que
posteriormente acontece de fato provavelmente ao vivenciar o luto no
mundo do faz de conta faz com que a criança vivencie os fatos reais
com mais segurança e com maturidade psíquica.
Segundo VYGOTSKY (1989) apud VASCONCELOS (2001, p. 94), “para
resolver essa tensão, a criança em idade pré‚ escolar envolve-se num
mundo ilusório e imaginário em que os desejos não realizáveis podem
ser realizados e, esse mundo ‚ o que chamamos de brinquedo.” Brincar
em sempre um significado para criança, pois ‚ na brincadeira que ela
utiliza sua imaginação, criatividade. Na imaginação da criança o
brincar tem um significado próprio dado pela própria criança, pois
brincando a criança torna-se um explorador do mundo real e por
conseqüência amplia seu universo do faz de conta / mundo imaginário.
O instrumento usado para favorecer o contato com o mundo imaginário
muitas vezes‚ o brinquedo que cria um estado de tensão que favorece
a elaboração e a criação em si. Como a criança precisa do brinquedo
(instrumento de acesso ao mundo do faz de conta)‚ necessário que os
adultos permitam que a criança tenha um espaço onde suas
experiências possam acontecer de forma segura, saudável, excitadas e
sustentadas pelo próprio ambiente favorável ao crescimento psíquico
infantil.
O convívio com o amigo imaginário‚ saudável e não deve ser
repreendido ou menosprezado por parte dos pais e familiares em
geral. Podemos entender estes momentos como transitórios que se
fazem necessários para que possa ser constituído o self. WINNICOTT
(1975) incentiva e valoriza a construção do self da criança através
do ato de brincar.
Para que uma criança cresça saudável psiquicamente, mais ainda nos
dias atuais que temos acesso à Internet, televisão e outros meios de
comunicação incentivar o mundo de magia onde tudo pode acontecer
necessário e permite a criança ser criança, evitando que ela tenha
que agir como um mini-adulto.
Assim como os relacionamentos inter pessoais de uma criança são
importantes e devem ser incentivados pelos pais, responsáveis e/ou
educadores sempre observando como são estes contatos, se há
sacrifícios e ou privações para não ficar só, dentre outros aspectos
que devem ser atentamente observados pelos adultos.
BIBLIOGRAFIA
AIELLO-VAISBERG, Tania. (Org). Um lugar onde brincar. In: ----.
Caderno ser e fazer: o brincar. São Paulo: Instituto de Psicologia
da Universidade de São Paulo, 2004, p. 24-29.
ANTUNES, M. F. A influência dos contos de fadas no desenvolvimento
psíquico infantil. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de
Psicologia, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. 2004.
VASCONCELOS, M. S. (Org). Ação e representação mental no
desenvolvimento da criatividade. In:-----. Educação em pauta,
teorias e tendências: criatividade. São Paulo: Moderna, 2001. p. 79
- 96.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago,
1975. 203 p.
Melissa de Fatima Antunes tem como área de pesquisa e atuação o
atendimento psicoterapêutico de crianças, adolescentes, adultos,
orientação de pais e a terceira idade. É editora de um blog onde
fornece material de leitura para os pais, responsáveis e educadores
em geral: http://afadadodia.blogspot.com/
É pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São
Paulo - USP, pelo Laboratório APOIAR.