Dislexia na Escola
Por Eliane Pisani Leite
29/07/2007
Antes de falarmos de Dislexia na escola, seria bom uma breve
recordação do que vem a ser dislexia. Entre inúmeras definições
vamos nos ater na definição dada pela Associação Brasileira de
Dislexia – 2.002.
“Ao desmembrarmos a palavra, de imediato temos a primeira noção
básica do que vem a ser dislexia.
DIS = distúrbio, dificuldade
LEXIA = leitura (do latim) e/ou linguagem (do grego)
DISLEXIA = distúrbio da linguagem.
Embora etimologicamente Dislexia seja traduzido do latim e do grego
como distúrbio de linguagem, esse termo foi adotado para denominar
um distúrbio específico na aquisição da leitura e escrita. Isso não
implica que, ao menor sinal de dificuldade nessa área, possamos
identificar um indivíduo disléxico. São várias as causas que podem
intervir no processo da aquisição da linguagem, por isso se torna
tão importante um diagnóstico preciso realizado por uma equipe
multidisciplinar e de exclusão.
Seria muito importante que todos os professores soubessem o que é
dislexia. Com a devida orientação, o aluno conseguirá ser bem
sucedido em classe.
Algumas dicas:
Dê ao aluno disléxico um resumo do curso;
Avise no primeiro dia de aula sobre o desejo de conversar com o
aluno individualmente;
Detalhe no início do curso, todas as exigências, inclusive a matéria
a ser dada;
Use vários materiais de apoio para apresentar a lição à classe,
como: lousa, projetores de slides, retroprojetores, filmes
educativos, demonstrações práticas e outros recursos multimídia;
Introduza o vocabulário novo, ou técnico, de forma contextualizada;
Evite confusões, isto é, dando instruções orais e escritas ao mesmo
tempo.
Quanto à leitura:
anuncie os trabalhos com antecedência, para que a criança disléxica
tenha tempo de se organizar;
proponha dinâmicas de grupo, entrevistas e trabalho de campo;
Dê exemplos de perguntas e respostas para o estudo de provas;
Diversifique a avaliação com métodos alternativos;
Autorize uso de tabuadas, calculadoras e dicionários durante as
provas;
Leia a prova em voz alta e certifique-se que todos entenderam.”
Dessa forma a escola estará contribuindo para amenizar as
dificuldades do disléxico.
Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br