Educação Infantil: Professores ou Professoras?
Por Eliane Pisani Leite
13/09/2007
Muito se tem falado em Relações de Gênero na sociedade e
recentemente discuti-se o papel da figura masculina dentro do
contexto escolar da educação infantil.
Em meu trabalho com as escolas desse segmento observo uma constante
preocupação dos diretores em marcar presença com uma figura
masculina para que a criança tenha referencias do modelo socialmente
representado por esse sexo em nosso contexto cultural.
Uma visão bem elaborada sobre esse tema podemos ter, discutindo um
trecho do livro de Claudia Vianna e Sandra Ridenti – Relações de
gênero e escola:
“Em nossa sociedade as desigualdades entre homens e mulheres são
fortemente atribuídas às distinções de sexo, com evidentes
conotações biológicas. Assim, sexo remete às diferenças físicas
entre homens e mulheres. Todos nascemos com algumas características
que são específicas para homens e para mulheres; um exemplo é a
capacidade das mulheres de procriar e amamentar. Muitas vezes essas
características distintas são usadas pelos indivíduos na construção
de um conjunto de representações sociais e culturais, valores e
atribuições sociais. Isso é o que chamamos de gênero.
O gênero começou a ser utilizado como uma maneira de se referir à
organização social entre os sexos, de insistir no caráter
fundamentalmente social das distinções baseadas sobre o corpo, e de
destacar o caráter relacional das definições normativas da
feminilidade e da masculinidade, isto é, mulheres e homens passam a
ser definidos em termos recíprocos. Gênero remete, portanto, a uma
tentativa de incorporar, na análise, aspectos que são socialmente
construídos, observando que cada cultura define o que é masculino e
feminino. Ou seja, trata-se de definições mutáveis, que podem e, por
vezes, devem ser alteradas.”
“Aprender a dimensão da construção social do gênero através da
história e nas diferentes culturas implica analisar as hierarquias e
as relações de poder, questionando conceitos tratados como
universais.” (Scott, 1992).
Hoje muitas mulheres vem conquistando cargos que antes só eram
ocupados por homens, porém é verdade que algumas estatísticas
mostram que os cargos executivos ocupados por mulheres ainda se
restringem a algumas funções mais amenas do que os cargos ocupados
pelos homens.
No âmbito de instituições de educação infantil, percebemos a
incidência maior de cargos ocupados por mulheres, acredito que esse
cenário em breve vá se modificando com a reflexão da questão de
gênero discutida acima.
As escolas que tem contratado homens para função de professor de
sala de aula, muitas vezes se deparam com alguns preconceitos por
parte dos pais. Penso que essas questões precisam ser levantadas e
discutidas junto ao corpo docente bem como com a sociedade e a
clientela que a escola atende. Pois é justamente na educação que se
aprende a construção e definição de gênero, sendo assim se não
pensarmos nessas questões como iremos lidar com as igualdades de
oportunidades.
Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br