Equipes Fortalecidas, Empresas Imbatíveis
Por Maria Rita Gramigna
18/09/2007
Há poucos dias, li uma crônica que tratava de forma muito lúdica do
tema “ caça talentos”. O texto descrevia um consultor informando o
perfil desejado para os candidatos de uma seleção. Ao final, depois
de mil exigências, o outro interlocutor pergunta: “ E esta pessoa
existe? Acho que nem Deus possui tantas qualidades! “
Escrita com muito bom humor, a crônica retrata um fato comum hoje em
dia e merece uma reflexão: Os perfis traçados pelas empresas, quando
da contratação de novos profissionais, vêm agregando cada vez mais
exigências. Como lidar com o fato de que é praticamente impossível
reunir em uma só pessoa tamanha quantidade de atributos?
Diante de tal situação, podemos adotar duas atitudes:
1. Intensificar a procura e arcar com o ônus da espera e do custo
ou...
2. Definir uma estratégia para formar equipes de alto desempenho,
baseadas nas excelências dos papéis.
É sobre este tema que vamos tratar hoje: como aproveitar potenciais
e talentos, fortalecendo as equipes e tornando as empresas
imbatíveis?
PERFIL DE EXCELÊNCIA
Se você não consegue contratar pequenos gênios, poderá tornar sua
equipe genial montando um tabuleiro com o jogo dos papéis.
A partir da definição de algumas competências básicas para a área ou
função, pode-se montar um mapa, identificando domínios de potenciais
nas pessoas e aproveitar os talentos internos.
Vejamos um exemplo. Determinada empresa define para a área comercial
as competências mais importantes para o sucesso das vendas:
EXIGÊNCIAS
INDICADORES DE EXCELÊNCIA
Saber se comunicar com sucesso
Capta as necessidades do cliente
Ouve
Informa detalhes
Orienta
Expressa-se com objetividade
Saber negociar
Tem claros os pontos onde deve ceder
Possui uma visão de que a negociação deve trazer vantagens para as
duas partes
Apresenta boa argumentação e conhecimento do produto/serviço
Mantém atitude flexível e enxerga oportunidades na negociação
Saber organizar e planejar o trabalho
Organiza e planeja cada visita ao cliente
Mantém um cadastro de clientes e os acompanha
Dá suporte àqueles que necessitam
Mantém contato regular com sua carteira de clientes
Traça objetivos e metas de curto e médio prazos
É organizado(a) e possui ferramentas de acompanhamento do seu
trabalho
Possuir habilidade para lidar com diferenças
Trata cada cliente de acordo com seu perfil
Atende de maneira personalizada
Antecipa necessidades
Consegue cativar o cliente: do mais acessível ao mais inflexível.
A partir desta definição, o próximo passo é identificar as pessoas
que melhor dominam cada uma das exigências .
Quem se comunica melhor na equipe?
Estas pessoas poderão se responsabilizar pelos contatos anteriores
às visitas, dar suporte na venda direta e na negociação.
Quem obtém maior sucesso nas negociações?
Estes desenham as estratégias de abordagem e venda, sistematizam e
repassam aos outros suas técnicas, servem de modelo e acompanham os
vendedores com menor habilidade, auxiliando-os em suas negociações.
Quais os que mantem um melhor sistema de organização, controle a
acompanhamento das vendas?
Os mais organizados auxiliam na definição de métodos e técnicas que
garantam o controle sobre a carteira de clientes.
Quais os que possuem maior habilidade interpessoal?
Estes são designados para negociar com os clientes mais difíceis.
Sua habilidade interpessoal poderá reverter e situação
Feita a identificação, monta-se um mapa, onde cada equipe é composta
com os talentos em potencial.
AS VANTAGENS DA FORMAÇÃO DE EQUIPES POR COMPETÊNCIAS:
A estratégia contribui para o aprendizado coletivo, já que a troca
de informações e de experiência é inevitável quando as pessoas
trabalham juntas.
O apoio daqueles mais talentosos influencia na atuação dos que têm
alguma dificuldade.
A gestão do conhecimento torna-se parte da cultura do grupo.
Estimula-se a cooperação, diminuindo a prática da competição interna
entre profissionais da área comercial.
O cliente é atendido de forma personalizada e qualitativa.
A estratégia contribui para o aumento da produtividade e melhoria do
clima de trabalho.
A imagem passada para o mercado é de uma equipe imbatível.
Se não podemos contratar gênios, podemos construir uma equipe
genial.
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.