A Experiência do Consumidor
Por Silvio Celestino
23/09/2007
A questão mais relevante para os principais executivos das
organizações no mundo todo é descobrir a resposta para a seguinte
pergunta: “por que os consumidores traem as marcas?” De fato os
consumidores mudam de marca sem a menor cerimônia e paradoxalmente
as pesquisas revelam que em muitos casos eles estavam satisfeitos
com a marca anterior. Estamos ainda no início de uma nova era em
marketing chamada Administração da Experiência do Cliente (em
inglês: Customer Experience Management). Nesta abordagem, todos os
momentos de contato do consumidor com a marca da sua empresa são
projetados de tal modo que ele tenha uma experiência diferenciada e
tão relevante que o transforme em defensor dela. O cliente deixa de
existir e passa a comportar-se não como alguém que apenas consome o
produto ou serviço, mas o recomenda e o defende perante às demais
pessoas.
Os momentos de contato mais relevantes ocorrem na interação com os
profissionais da empresa, quer seja na visita a uma loja, em uma
reunião, ao telefone, via website (fóruns, chats, blog etc.) ou via
e-mail. Sendo assim, todos os profissionais envolvidos nos pontos de
contato com o cliente devem saber o contexto de sua atuação. Isto é,
devem estar conscientes de seu propósito e agir alinhados a ele. É
por isto que o marketing pessoal é tão relevante para as
organizações pois são as pessoas (funcionários da empresa)
utilizando os recursos disponíveis (a estrutura de operação da
empresa) e conhecedores da experiência que devem prover aos clientes
que levam as promessas da marca aos consumidores. A marca nada mais
é que uma promessa e você tem de cumpri-la.
Na maior parte das empresas encontramos profissionais que
desconhecem quais os propósitos, valores e princípios da organização
em que trabalham. Ou não se sentem responsáveis por eles e o que é
pior, líderes que acham que não é sua tarefa inspirar seus
profissionais a responsabilizarem-se pela marca (inspirá-los, não
culpá-los). Deste modo todos agem de forma inconsciente na frente
dos consumidores e por vezes arruínam a reputação da marca. Com isto
perdem a lealdade do consumidor e conseqüentemente comprometem o
futuro da empresa e de seus empregos. Na formação de líderes, no
envolvimento dos empregados e na manutenção das promessas da marca
de forma consistente e constante o marketing pessoal é um elemento
chave do processo.
Do lado do consumidor o tema é ainda mais relevante: marketing
pessoal é toda ação que gera uma possibilidade de sucesso para a
pessoa. Assim sendo, quando o cliente compra o produto ou serviço de
uma empresa baseado em seus valores e princípios, está na verdade
afirmando seu sucesso a partir deles. O líder na organização ao
convencer seus liderados faz a mesma coisa. E os profissionais ao
agirem no suporte às promessas da marca que representam, também. Por
isto o Marketing Pessoal está em um momento de grande relevância,
mesmo sendo o mais difícil de todos.
A falta mais grave que as empresas cometem é não ter consciência de
qual experiência proporcionam a seus clientes a cada instante. A
experiência real e não aquela que aparece em sua propaganda. Pois a
realidade para o consumidor nada mais é que uma percepção e é
responsabilidade da empresa definir o que deseja que o cliente viva
a cada instante na presença da marca, isto é: o que o cliente vê,
ouve, sente, cheira, toca cada vez que seu produto, serviço ou
menção à marca chega a ele ? Na verdade a questão é ainda mais
ampla: seus funcionários também vivem uma experiência a cada
instante que estão a seu serviço. Portanto a função dos líderes é
muito mais difícil do que imaginam. Se não forem capazes de ensinar
a seus profissionais as promessas da marca e principalmente
inspirá-los a cumpri-las perante os clientes da empresa, a chance de
obterem sucesso consistente e constante ao longo dos anos é muito
reduzida.
A experiência que você entrega todos os dias aos seus consumidores,
através de cada transação, direta ou indiretamente constrói valor
para sua marca ou a destrói. Você pode gerenciar ou não essa
experiência, mas ela irá ocorrer de qualquer modo. Nas duas pontas
as ações do marketing pessoal formam o cenário complexo e desafiador
de construir e manter a lealdade de seus clientes nesta nova era: a
era da experiência do consumidor.