Feedbacks e Feedforwards:
um verdadeiro líder tem que saber antes de tudo como cuidar das
equipes de trabalho
Por Marcus Vinicius P. Oliveira
13/07/2007
Para grande parte das empresas que entendem a mensagem insipiente da
sustentabilidade, é impossível transitar sobre este assunto sem
compreender a importância da liderança e de sua comunicação com as
equipes de trabalho. É comum que este assunto seja tratado, mas não
completamente esgotado, através das avaliações de desempenho 360º,
cujo feedback apresenta-se como ferramenta chave.Porém, é preciso
mais do que falar sobre os fatos ocorridos,sobre o passado; é
preciso ressaltar os próximos passos e o futuro, acrescentando o
feedforward.
Pensar no futuro ou nos passos seguintes é o grande insight para uma
liderança inspiradora. Para isso, sem sombra de dúvida, é importante
compreender os históricos, e também igualmente compreender o
desempenho à luz do aqui-e-agora, de forma a projetar dias melhores
e, acima de tudo, pessoas e equipes melhores para o futuro.
Para que este movimento possa acontecer, é necessário que se
melhore, em primeiro lugar, o feedback, a capacidade de analisar a
históricos em seus sucessos e fracassos. A seguir, algumas dicas que
podem ajudar na qualidade do feedback executado pelas lideranças:
Faça constantemente a análise do desempenho de suas equipes,
independente das datas destinadas às avaliações oficiais. Esta
repetição permite a maior aproximação e exercita a qualidade das
análises pela liderança. Quanto mais o fizer, maior será a
probabilidade de acertos e do desenvolvimento da confiança mútua;
Nunca se esqueça dos componentes afetivos de um feedback. É
fundamental que o (s) interlocutor (es) perceba (m) que o seu líder
é uma pessoa, alguém sensível (que se alegra e fica triste) que
vibra e torce pelo sucesso de sua equipe e de seus
componentes,individualmente;
Procure agrupar os elementos de mesma natureza em sua análise. Não
se prenda, exclusivamente, a pontos isolados de fracasso ou de
desvios de comportamentos; cite-os como evidências, mas agrupe-os em
categorias que poderão ser trabalhadas posteriormente enquanto
treinamento da equipe;
Nunca deixe para a última hora a preparação do “feedback oficial”.
Sempre tenha a consciência que do outro lado existe uma pessoa
esperando por algo que lhe ajude em seu desempenho. A falta de
preparação pode levar à “Síndrome dos Últimos Dias”, onde a última
impressão é a que fica e isto pode gerar uma avaliação com pouca
acuidade e pouco justa.
Em complemento à postura do líder,ainda, deve-se observar que o
feedback, enquanto análise deve contemplar a inter-relação dos
seguintes pontos:
A clareza das metas estabelecidas pela organização e as formas
propostas para atingi-las;
Os recursos destinados para que as equipes pudessem desenvolver seus
trabalhos;
As competências técnicas presentes e características comportamentais
predominantes nas equipes de trabalho.
Após esta análise é que se torna possível a realização do
feedforward com o processo complementar do feedback. A partir da
compreensão dos históricos de desempenho, características da
organização, das competências presentes e dos comportamentos
predominantes enquanto indivíduo e grupo podem-se efetuar as
sugestões para o futuro.
As dicas para que os líderes iniciem o feedforward são:
Procure associar ao feedback oficial sempre duas sugestões
estruturadas (com início, meio e fim) para que o seu interlocutor
possa melhorar o seu desempenho, independente ou apesar das
características da organização;
Permita-se a receber também sugestões de seu interlocutor. Anote-as
e demonstre sua capacidade de seu auto-analisar, respondendo-lhe no
futuro como foram utilizadas as dicas. Agradeça cordialmente as
sugestões;
Demonstre prazer em propor e se permitir às mudanças. Faça deste
momento uma celebração para o compromisso de crescimento individual
e da equipe.
Através do feedforward acrescenta-se outra dinâmica aos
relacionamentos empresariais e principalmente,à visão de
sustentabilidade, uma vez que esta condição só pode ser alcançada
através das pessoas e de relacionamentos amadurecidos; mesmo que
aparentemente os principais pontos se curvem para os aspectos
econômicos. Todo resultado é ação de pessoas e equipes sobre suas
realidades.
Resumindo, pensar em feedback e feedforward,é imaginar que um líder
sempre está disposto e inspirado a oferecer um PRESENTE aos seus
liderados a cada conversa sobre seus desempenhos como pessoa e
membro de uma equipe organizacional.
Dias fantásticos para todos!
Marcus Vinícius P. Oliveira - Psicólogo organizacional, palestrante
e consultor de empresas. Autor do livro de bolso “O passo além da
competição”. Diretor da Liner Consultoria.