Humor: Irritação pode gerar descontrole emocional
Por Adriana de Araújo
12/06/2009
O que é irritação?
A irritação é uma emoção e pode variar de intensidade que pode ser
desde um desconforto que gera uma certa impaciência até a fúria e o
ódio.
O problema normalmente se dá quando a pessoa perde controle do
estado emocional e começa a reagir intensamente sobre algo que não
tem essa devida proporção. Por conseqüência de outros sentimentos
que surgem muitas vezes ao mesmo tempo, como ansiedade, agitação,
pressa e descontrole emocional, ocorrem alterações fisiológicas e
como por exemplo, tremor, falta de ar, dor muscular, coração
acelerado, pelos arrepiados, etc.
O que desencadeia a irritação pode ser algo interno ou externo.
Auto-reflexão:
Você alguma vez parou para pensar se tem ficado irritado além do que
deveria? Sim, sugiro a reflexão. Algumas pessoas se acostumam com o
problema e passam a achar que a vida é assim, e que isso é normal.
Existem diversas causas que podem provocar irritabilidade e
descontrole emocional; muitas vezes a causa está no mau
funcionamento do cérebro, e do estado emocional que a pessoa se
encontra por conseqüência das escolhas e pensamentos que ela tem
sobre a vida.
Quando pensamos e agimos de forma irritada recebemos vários
feedbacks, respostas e estímulos de outras pessoas por conseqüência
de nossos atos e isso pode se tornar uma bola de neve negativa.
O que causa irritação? Quais as causas?
Entretanto, normalmente as pessoas que manifestam irritação relatam
que os fatores externos são predominantemente os responsáveis por
esse sentimento negativo.
Acontecimentos como transito, espera, imprevistos são os vilões da
causa da explosão.
A pessoa tende a reagir não só pelo problema do momento em si, mas
revive, trás uma seria de sensações negativas passadas e "super
valoriza" o negativo, agindo e pensamento dentro
desse contexto exagerado e sobressaltado de emoções.
Outras doenças associadas:
Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, e outras questões
emocionais quando associados vão piorar os sintomas da irritação.
Por isso, a avaliação para um diagnostico de um profissional é
fundamental, bem como um tratamento adequado são fortemente
recomendados.
Você interagindo com os outros:
Os acontecimentos em si não são justificativas para um ato grosseiro
ou mesmo irritado. Na verdade, não são os outros que nos irritam,
mas nos que nos irritamos e nos incomodados com as pessoas e
situações a nossa volta. O controle está em nossas mãos, cada um
pode fazer diferente com novas ferramentas emocionais e atitudes.
Lembre-se “As pessoas sempre fazem o melhor que podem, segundo seus
recursos disponíveis em cada momento.” Assim como você faz seu
melhor no momento, as outras pessoas também. E a partir da aceitação
disso, você pode buscar melhoria, um estado de melhor resultado e
qualidade naquilo que você quer.
Todos fazem o que podem, com as informações que dispõem no momento.
Depois que o tempo passou é mais fácil ver e refletir sobre o que
passou, mas não se pode aplicar essa percepção injustamente, pois
agimos segundo o presente. Por isso, todo e qualquer julgamento pode
ocorrer distorções, generalizações, equívocos e por isso, as
atitudes podem dar margem para interpretação impensada e errada.
Dicas para começar o processo de cura para se acalmar:
1- Relaxamento físico e mental, através de respiração e
concentração.
2- Desviar o pensamento:
a) Focar o pensamento no presente, sem resgatar mágoas passadas que
intensificam o problema;
b) ou focar o pensamento no futuro e possivelmente você perceberá
que o que está te aborrecendo não tem tanta importância quando
parece, o tempo é um ótimo remédio e auxilia nas questões
emocionais.
Você pode melhorar sua forma de pensar e reagir de outro modo para
obter novos resultados. Durante o processo das sessões que serão
especificas para a correção de distorções de pensamento, equívocos
de raciocínio, “auto-engano” e principalmente aprendizado para o
alcance de excelência, com sucesso naquilo que você faz. Durante o
processo, as sessões são constituídas de exercícios específicos para
resolução e alcance de metas.
Adriana de Araújo - psicóloga clínica, com 10 anos de experiência
profissional, mais de 700 horas de treinamento teórico em hipnose,
especialista em Programação Neurolinguistica, EMDR, Coaching de
Vida, Hipnose Ericksoniana e Novo Código da PNL (atualização da
Programação Neurolinguistica), sendo a única psicóloga clínica com
essa formação em São Paulo e região.
Treinada pessoalmente por John Grinder (criador da PNL e do Novo
Código), por Jeffrey Zeig (ex-aluno e presidente da Milton Erickson
Foundation, Phoenix, AZ, USA), entre outros profissionais
qualificados e renomados (nacional e internacional).
Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
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