Indicadores Para Verificar Tendências de Inovação em uma Empresa
Por Maria Rita Gramigna
17/09/2007
Combinar eficiência com efetividade nos processos de trabalho é a
saída para a inovação rentável. O segredo é ser pioneiro e conseguir
a aprovação do mercado.
Desenvolver e cultivar mentes inovadoras é uma competência de
liderança imprescindível no momento atual, onde as empresas precisam
fazer a diferença.
Thomas Kuczmarski, em seu livro Innovación – estrategias de
liderazgo para mercados de alta competencia, aponta sete passos que
orientam os gerentes em seus novos empreendimentos.
São eles:
1ª - Definir uma estratégia de novos produtos ou serviços
A pior maneira de lidar com o sucesso de um produto ou serviço é
acreditar que sua aprovação é eterna pelos clientes. A fracasso de
quem acha que vai sempre se manter no podium ocorre com muita
freqüência no mercado.
A única maneira de manter a fidelidade dos clientes é estar sempre
agregando melhorias, por menores que sejam. Elas fazem a
diferença... ou o concorrente o faz.
2ª - Utilizar um processo de desenvolvimento focado nos clientes
Um relacionamento mais próximo com o cliente ajuda a conhecê-los em
suas peculiaridades.
Cada empresa tem seu estilo, cultura e modos de operar.
A proximidade cautelosa e criativa permite ao fornecedor acompanhar
os desejos do cliente, tornando perceptível a sua maneira operar e
tomar decisões.
As formas de acompanhamento visando a fidelização do cliente vêm
sendo renovadas a cada dia: convites para eventos de arte
patrocinados pelo fornecedor a promoção de encontros sociais.
3ª - Realizar pesquisas sobre necessidades e expectativas de
mercado.
As pesquisas sinalizam e direcionam os esforços de marketing e
venda, dão o rumo correto aos novos investimentos e evitam o gasto
de energia em projetos pouco consistentes e descartáveis pelo
mercado.
4ª - Desenvolver conceitos com vistas às necessidades dos clientes.
Agregado a um produto ou serviço, há sempre um conceito.
Torna-se mais fácil sua aceitação quando este revela as necessidades
do cliente.
5ª - Trabalhar com equipes responsáveis, dedicadas e
interfuncionais.
Formar equipes talentosas, comprometidas com um projeto e que reúnem
competências variadas é uma arte.
Muitos empreendimentos vão por água abaixo por não terem em seu
escopo pessoas dedicadas, com visões diferenciadas e que pensem de
forma sistêmica.
6ª - Estimular as pessoas com incentivos e reforços.
Cabe aos líderes promover ações que estimulem seus liderados.
Através de reforços positivos, oferta de novos desafios,
reconhecimento público de valores e manutenção de relacionamento
aberto, o líder consegue obter de sua equipe feitos fantásticos.
7ª - Definir mecanismos de avaliação de resultados acumulados da
inovação.
Uma inovação só é considerada válida se traz resultados positivos.
De nada adianta inovar se não houver ganhos para ambas as partes: a
empresa e os clientes.
No curso de desenvolvimento do projeto de inovação, faz-se
necessário definir claramente como estes resultados serão avaliados
e como verificar se os mesmos trouxeram vantagens.
Para percorrer os sete passos da inovação, com tranqüilidade, os
líderes do processo precisam possuir mentes abertas e focar seus
esforços em direção à participação e inclusão dos colaboradores
neste processo.
INVENTÁRIO – GRAU DE TENDÊNCIAS INOVADORAS
Para validar o resultado deste inventário faz-se necessário
estende-lo a um grupo significativo de gerentes. Consolidados os
resultados, o leitor terá uma visão do ambiente vigente: favorável
ou não à inovação.
É muito importante analisar o ambiente, de forma a trabalhá-lo,
fertilizando o terreno e preparando a terra para que os frutos
gerados sejam de boa qualidade.
ORIENTAÇÕES DE USO
Todas as afirmativas são norteadoras para a implantação de um
programa permanente de criatividade e inovação.
O consolidado poderá ser realizado buscando-se os percentuais
individuais de afirmativas marcadas e a seguir, calcula-se a média
geral.
Uma empresa com tendências à inovação, geralmente apresenta um
índice acima de 70% de marcações.
1. -_ No geral, incorporo a inovação em nosso plano de negócios como
um elemento estratégico para aumentar a satisfação dos acionistas,
empregados e clientes.
2. -_ Tenho usado a inovação de forma consciente e contribuído no
lançamento de novos produtos/serviços, de forma a aumentar o valor
de minha empresa no mercado.
3. -_ Nosso portfólio de produtos/serviços apresenta um equilíbrio
de novos produtos, com diferentes graus de risco (dos mais seguros
aos mais radicais).
4. -_ Tenho estimulado minha equipe a enxergar a inovação como um
investimento e não como um custo.
5. -_ Tenho uma estratégia que une a inovação com a estratégia do
negócio.
6. -_Converti o processo de inovação em uma carreira atrativa para
os empregados.
7. -_ transformei a inovação em um atrativo para os empregados.
8. -_ Transmito segurança e me comunico de forma assertiva com as
equipes e pessoas que propõem inovação.
9. -_ Estimulo e mantenho sistemas de compensação para aqueles
profissionais que apresentam idéias inovadoras aproveitadas na
empresa.
10. -_ Tenho uma forma sistematizada de divulgar os resultados das
inovações para toda a organização.
11. -_ Calculo os custos da inovação e estabeleço expectativas de
retorno realistas.
12. -_ Mantenho oportunidades abertas a todos os participantes de
minha equipe, gerando um ambiente de motivação e estímulo à
inovação.
13. -_ Quando surge uma boa idéia, encaminho e acompanho o processo
de implementação, cuidando que a equipe responsável tenha
competência para tal.
14. -_ Sempre que vamos gerar idéias, procuramos ouvir o cliente
para focar nossos esforços em suas necessidades.
15. -_ Acredito que toda inovação deve ser direcionada para as
necessidades dos clientes (internos e externos).
16. -_ Mantenho um fundo de reserva para cobrir os investimentos
financeiros com a inovação.
17. -_ Tenho abertura para aceitar fracassos, quando uma inovação é
adotada. Porém, aprendo com os erros e não desisto na primeira
tentativa.
18. -_ Minha equipe tem o estímulo gerencial para dedicar uma parte
de seu tempo na criação e busca da inovação.
19. -_ Conto com uma plataforma técnica que dá aporte às equipes de
criação e inovação.
20. -_ Os outros profissionais de minha empresa reconhecem
explicitamente minha capacidade inovadora.
Caso o resultado da tenha um índice abaixo de 70%, está na hora de
iniciar um trabalho de base para a implantação da mentalidade
inovadora.
A forma mais rápida e efetiva é começar pelas pessoas, oferecendo
workshop, seminários ou palestras que sensibilizem e conscientizem
para a necessidade de criar e inovar.
As mentes criativas são aquelas que mais facilmente inovam.
Fonte de pesquisa: Kuczmarski, Thomas – Inovación.
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.