Informações básicas para a tomada de decisão
Por Adriana de Araújo
02/07/2009

Fundamental aperfeiçoar o processo de decisão:
A vida é cheia de oportunidades, escolhas e conseqüentemente decisões. São escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para uma ação a ser realizada. Na tomada de decisão, algumas pessoas se perdem no processo das escolhas. É importante VER O PROCESSO se possível por inteiro (dentro do que está ao nosso alcance) ao tomar um caminho, ao escolher, ao decidir por algo na vida. Grande parte das decisões que tomamos define o percurso de nossa carreira profissional e a nossa qualidade de vida, no entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem a capacidade de “visualizar” as conseqüências da suas decisões.

Tem um ditado chinês que diz:
“Uma opção: destino
Duas opções: dilema
Três opções: agora sim você poderá escolher.”
Ditado Chinês.

Obstáculos para uma tomada de decisão efetiva:
1) Indecisão: dúvidas podem paralisar se não forem bem avaliadas, gerando sentimento desagradáveis pelo medo e ansiedade de correr riscos.
2) Reações exageradas: quando as emoções fogem do controle ou se dá uma importância muito maior do que se deve para o fato em si.
3) Meias medidas: não assumir uma postura perante uma situação e passar a viver na zona de “conforto”, sem eficiência nas atitudes.

Como começar a solucionar suas dúvidas na tomada de decisão:
1- O que você quer? Tenha bem claro o que é importante para você. Respeite sua opinião. Se não sabe o que quer fica muito difícil escolher.
2- Quais são suas opções para realizar seu desejo? Às vezes, recebemos duas propostas de trabalho, opções de mudança de cidade, de relacionamento, de escola, etc.
3- Avalie individualmente suas opções. O que se ganha em cada uma delas e também o que se perde. Lembre-se que ao escolher um caminho você ganha tudo o que esse caminho pode oferecer, mas os outros que não foram escolhidos não poderão proporcionar a você o que eles ofereciam. Toda escolha trás ganhos do que se escolheu e também perda do que se deixou de escolher.
4- Quais serão as conseqüências de cada opção? Importante lembrar que ao escolher você terá conseqüências, tanto ganhos quando perdas. Aceitar isso é fundamental.
5-Faça uma lista de prós e contras e ao finalizar essa lista escreva de 0-3 (sendo zero em menor importância e três sendo muito importante), ou seja, avalie o quanto cada item tem importância (qualifique os prós e contras) e não apenas a quantidade.

Existem algumas técnicas que podem auxiliar você para que consiga aperfeiçoar o processo de tomada de decisão. As sessões de hipnose ericksoniana, de coaching de vida, de programação neurolinguistica e a atualização da programação neurolinguistica (novo código) são compostas de exercícios, de técnicas especificas que auxiliam no auto-conhecimento, que vão muito além das “informações básicas para a tomada de decisão” (esse texto). O processo busca a melhora de tomada de decisão, ação e comportamento. Desenvolve-se excelência do que se busca e com isso o cliente encontra o sucesso desejado.

Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
www.osegredoparaemagrecer.zip.net
www.treinamentopraticodememorizacao.zip.net
www.osegredoparavenceradepressao.zip.net