Marketing Pessoal, Sucesso Global
Por Rogerio Martins
01/04/2008
Abordar o tema Marketing Pessoal após tantos outros autores já tendo
escrito sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é
exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central de
quando tratamos deste assunto.
É importante, antes de aprofundarmos sobre o tema central,
entendermos o momento pelo qual passamos, suas transformações e seu
legado, para que possamos compreender a importância e aplicabilidade
do Marketing Pessoal.
É fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes
transformações pelo qual todos estamos vivenciando, é decorrente de
dois fatores principais: a globalização e o desenvolvimento
tecnológico. O mundo como o conhecemos hoje faz parte deste processo
ou advém dele. Octávio Ianni afirma que a globalização está presente
na realidade e no pensamento, desafiando grande número de pessoas em
todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia acelerou o processo de
globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e
irreversível, capaz de alterar culturas, sociedades e o próprio
homem.
A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenário atual:
busca permanente pela qualidade de produtos, serviços e de vida;
maior presença da mulher no mercado de trabalho e em outros
segmentos da sociedade, até então predominantemente masculina;
segmentação do consumo, para atender novos mercados cada vez mais
competitivos e exigentes; trabalho em equipe, como propulsor da
revolução do comportamento interno nas organizações, onde faz-se
mais com menos gente; conceito e prática da melhoria contínua -
aplicada a processos e pessoas; terceirizações, quarteirizações,
downsizing , preocupação com o meio ambiente e a comunidade etc.
Diante deste cenário e muitas outras transformações ocorridas no
meio organizacional e social, surgiu o Marketing Pessoal, como forma
de revalorização das capacidade e competências do homem.
O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do
êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do
ridículo ao êxito na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa
dose de planejamento e estratégia, que são os pilares do Marketing
Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e atingir o
sucesso global. Para isto destaco algumas delas a seguir, lembrando
que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante
preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo
que não somos.
O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As
pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mau humorados ou
torcendo para tudo dar errado.
Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional,
todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua
comunicação e apresentação pessoal, pois são o seu cartão de
visitas.
Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz.
Certamente isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como
alguém interessante e interessado.
Fique atendo ao feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu
respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se
necessário.
Muitas vezes pela pressão do dia-a-dia, esquecemo-nos das pessoas
consideradas "sem importância", como o porteiro, a faxineira, o
guarda, o manobrista, o atendente etc. Porém, imagine o mundo sem o
trabalho e a dedicação destas pessoas? Muitas vezes, um simples "bom
dia" é o suficiente para tocarmos o coração das pessoas e cativá-las
para sempre. Lembre-se: todos são importantes e assim devemos nos
sentir!
Outra estratégia interessante para o aprimoramento diário é utilizar
a técnica do benchmarking . Normalmente utilizado pelas empresas,
podemos adaptá-la, fazendo o benchmarking de pessoas que admiramos,
ou seja, aprender com elas como desenvolver as características que
as tornam tão especiais.
Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas
rapidamente, se não for possível pessoalmente, escreva, telefone,
mas responda as chamadas depressa!
Saiba atender um pedido, auxilie, preste ajuda. Muitas vezes uma
ajuda desinteressada pode transformar-se em uma grande amizade ou a
conquista da admiração pelas demais pessoas.
Tenha prazer no que faz e faça com prazer, pois se você não fizer
por você, quem o fará?
Tente sinceramente não dizer nada negativo ou de julgamento sobre
outra pessoa durante todo um dia. Se você conseguir, tente outro
dia. A disciplina verbal pode se tornar um hábito e vale a pena.
Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente .
Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para
distinguir aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá
comprometer sua essência. Sem dúvida, o Marketing Pessoal é uma
técnica eficaz para o sucesso global, mas se utilizada de forma
correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no cominho para o
sucesso pessoal e profissional.
Para finalizar, vale refletir sobre o que o jornalista Whit Hoss
escreveu: "sucesso é acordar de manhã - não importa quem você seja,
onde você esteja, se é velho ou se é jovem - e sair da cama porque
existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você
acredita, e em que você é bom. Algo que é maior que você, que você
quase não agüenta esperar para fazer hoje."
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo
Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
Contato: artigos@personaconsultoria.com.br /
www.personaconsultoria.com.br