Motricidade Fina
Por Eliane Pisani Leite
29/07/2007
Um dos sentidos mais explorados pela criança é o tato, ela descobre
o mundo, usando as mãos e mexendo em coisas.
A criança muito reprimida, com pouca possibilidade de utilizaras
mãos, não se desenvolverá normalmente. Ela necessita exercitar sua
habilidade manual para progredir intelectual e emocionalmente. É
como se “pensasse com as mãos”. Apesar da pouca destreza, com o
treino vão ficando cada vez mais firme. Terá de aprender a comer sem
se sujar, beber sem derramar, servir-se, vestir-se, usar lápis e
tesoura, rosquear tampas, montar quebra-cabeças. Se for privada
desses estímulos, mais tardiamente fará essas coisas.
Todos esses exercícios são necessários para passar ao próximo
estágio de movimentos leves, finos e precisos da mão, indispensáveis
para a escrita – é o que chamamos “motricidade fina”.
A criança deve treinar a comer sozinha, tomar banho, usar o copo,
passar do giz de cera grosso ao giz de cera fino. Outros exercícios
recomendados para essa aquisição são: catar arroz, dobrar tecidos,
arrumar objetos, bater com as mãos na mesa em diferentes ritmos,
abrir e fechar os dedos, afastá-los um a um, efetuar movimentos de
garra, levantar alternadamente cada dedo com a palma apoiada na
mesa, fazer “teatrinho de sombra”, jogar uma bola pequena contra a
parede e apará-la, modelar argila, recortar revistas, identificar
objetos apalpando sem visualizá-los.
Por volta dos 5 ou 6 anos a criança já pode demonstrar sua
preferência de lateralidade (esquerda-direita). É muito importante
respeitar essa tendência.
Com dedicação e empenho todos podemos contribuir para o
desenvolvimento infantil.
Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos
Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br