Organize seu tempo
Por Rogerio Martins
01/04/2008
Ricos ou pobres, todos temos em comum o tempo: nossas 24 horas não
podem ser encurtadas ou estendidas, mas sim devidamente
aproveitadas. Não quero dizer que devemos usar laboralmente nossas
24 horas - temos sim que saber dividir bem o tempo para acomodar
produção, descanso e lazer. No entanto, ouço cotidianamente muita
gente se queixar da velocidade da vida moderna, da ansiedade e da
correria sem descanso.
A primeira coisa que recomendo é paradoxal: PARE. É preciso primeiro
analisar com detalhe como está a rotina conduzida. Muitas vezes vejo
pessoas que fazem infinitas atividades sem qualquer planejamento,
somente reagindo aos estímulos de produção: há um problema, vá
resolver. Este é um dos maiores ladrões de tempo: a reação por
estímulo de urgência. Isso faz com que deixemos de lado o que é
importante, nossa meta, nossa prioridade.
Para começar a controlar melhor o tempo que dispomos, precisamos
definir metas e objetivos: o que queremos realizar naquele dia,
naquela semana, em dois meses, assim por diante. É fundamental ter
organização do que será feito, além de aprender a lidar com o tempo,
o trabalho burocrático e mesmo o telefone.
De um ponto de vista prático, recomendo as atitudes abaixo para
auxiliar em sua concentração e buscar um melhor uso do tempo:
• Faça um plano diário do que você quer realizar. Coloque este plano
no papel, ou no computador, mas tenha isso bem claro; não deixe que
este plano esteja somente na sua cabeça. Quando escrevemos,
realizamos a primeira ação para que este plano se concretize.
• Desenvolva lista de metas a atingir (diárias, semanais, mensais e
anuais). Não tenha medo que alguns pontos não saiam exatamente como
planejados; é importante corrigir as metas periodicamente. Você verá
que irá mais facilmente conquistar os objetivos e ter melhor noção
do tempo que dispôs para isso.
• Tenha prioridades, e aprenda a pesar suas contra as de seu chefe
ou de seus clientes. Não aceite passivamente metas que você sabe que
não poderá atingir. Uma coisa é superação, vencer desafios. Outra é
tentar fazer o impossível, o que não acontecerá de forma alguma.
• Tenha horário para trabalhar só e outro onde você está aberto para
receber pessoas. Isso ajuda imensamente na organização. Pode parecer
até pretensioso, mas ao ser posto em prática irá ajudar muito
inclusive para aqueles que trabalham ao seu redor.
• Nunca tenha um papel mais do que duas vezes em suas mãos. Uma vez
é muito melhor. Focalize para fazer isto. Não deixe pendências
rolando por muito tempo, tente resolvê-las e finalizá-las.
• Aproveite a tecnologia - computadores, calculadoras, handhelds,
celulares e telefones fixos. Mas não seja escravo deles. Procure
usá-los de acordo com o seu primeiro planejamento, para que sejam
eficazes na sua vida.
• Diminua o tempo gasto com leitura de negócios. Aprenda a folhear,
marque o que for importante e posteriormente leia com detalhe.
Muitas idéias saem mais facilmente quando juntamos artigos e textos
de um assunto e podemos nos dedicar à leitura totalmente.
• Participe somente de reuniões importantes. A princípio, parece que
todas são. Nem tanto: analise o que realmente precisa de sua
presença (e eventualmente até de uma reunião, será que uma conversa
informal pode adiantar?) e procure documentar o que foi falado e
decidido para evitar possíveis repetições futuras.
• Faça negócios durante o seu almoço quando isso puder acrescentar
positivamente ao seu dia-a-dia. Não tente anular o único momento de
relaxamento e desestresse. Se não, agende horários viáveis para que
você e seu convidado possam efetivar negócios. Não force seu corpo,
lembre-se o quanto ele é caro!
• Procure fazer uma atividade física todos os dias, nem que seja uma
caminhada de vinte minutos. Isso é excelente para aliviar sua cabeça
e recuperar as energias.
• Por último, aprenda a delegar. Não concentre tudo em suas mãos,
pois isso traz uma sobrecarga e a falsa sensação de
insubstitubilidade. Use seu tempo e trabalho naquilo que somente
você é capaz de realizar.
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo
Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
Contato: artigos@personaconsultoria.com.br /
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