Ouvir é a maior virtude das relações humanas
Por Prof. Menegatti
18/07/2008
Em um curso de liderança o professor pediu para que os alunos
fizessem uma breve apresentação e dissesse às razões que o levaram a
participar deste treinamento.
Quando chegou à quinta pessoa do grupo o professor pediu para que
ele dissesse o que sua colega que acabara de se apresentar havia
dito.
- AH? Foi o único som que saiu da sua boca. Ele estava tão ocupado
pensando do que iria dizer a seu respeito na hora da sua
apresentação que teve que pedir desculpas a sua colega, pois não
havia escutado uma só palavra.
Então fui pesquisar o que interfere para que você ouça com atenção:
• Você está esperando para falar.
• Você está aborrecido
• Você está pensando em outro assunto
• Você pensa que sabe o que a outra pessoa vai dizer.
• Você está com pressa
• Você está zangado
• Você está cansado, com fome ou sede, sentindo calor ou frio.
Muitos líderes mesmo anunciando que as portas estão abertas não
sabem ouvir e os subordinados em contrapartida deixam de expor seus
sentimentos por medo do que poderá acontecer ou por receio de serem
totalmente ignorados. “Meu chefe adora ouvir nossa opinião ele
costuma sempre dizer. Nas nossas reuniões nossos funcionários entram
com suas idéias e saem com as minhas”. Em resumo ele não ouviu nada.
Por que nos tornamos tão maus ouvintes? A grande falha ocorreu no
sistema escolar, dando muita ênfase à ensinar, a ler e a escrever. O
treinamento para ouvir vinha por forma de advertência: “preste
atenção”, “ouçam”, “abram os ouvidos”. Ingressamos no mercado de
trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado é
três vezes maior de bons ouvintes.
Então o que podemos fazer para nos tornar bons ouvintes:
• Esteja atento e demonstre isso. Mantenha um bom contato visual,
acenando com a cabeça.
• Preste atenção não só ao que é dito, mas também como é dito.
• Interprete o que as mensagens não verbais querem dizer.
• Não adianta só ouvir, mas entenda o que está sendo dito.
• Faça um resumo do que você ouviu, para checar se você entendeu a
mensagem corretamente.
Na prática, aprender a ouvir requer paciência, disciplina e
autocontrole, o que não é fácil. Mas, sabemos que a única maneira de
mantermos pessoas ao nosso lado é ouvindo o que elas têm a dizer.
Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança.
Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial
Emocional", CD Motivacional "Marcado para Vencer", DVD "Campeão de
Vendas". A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando
platéias de norte a sul do país. Contatos: www.menegatti.srv.br -
menegatti@menegatti.srv.br