O Poder das Palavras
Por Suyen Miranda
16/05/2008
Um dos principais temas práticos estudados na Cabala é o lashon
hará, que significa maledicência. Muita gente, de qualquer crença ou
cultura, pratica isso cotidianamente, e acaba por experimentar
efeitos indesejáveis.
O lashon hará se apresenta sob várias formas: a mais conhecida é
quando uma pessoa fala a outra sobre os aspectos negativos de uma
terceira. São pequenos machucados na alma, envolvendo neste caso:
1) Quem fala: expressando pura negatividade atrai a mesma
negatividade;
2) Quem ouve: recebe toda aquela negatividade destrutiva;
3) De quem se fala: aquele que não ouve, mas sente e se enfraquece.
Este tipo de lashon hará é comum e aparece de muitas maneiras
disfarçadas, mas não por isso menos nocivas. Por exemplo, na
presença de amigos, começa a conversa sobre as agruras do governo,
que realimenta a sua negatividade, a de seus amigos e daqueles que
exercem a função de governantes. Mesmo que estes sejam desonestos,
se o seu comentário não tiver um caráter construtivo simplesmente
não o faça.
Mas existem outros tipos de lashon hará muito nocivos e mais
difíceis de serem identificados, como quando se lamenta da vida para
os outros.
"Coitadinho de mim, sempre doente, sem dinheiro, insatisfeito".
Neste caso, o número de pessoas "machucadas" é de apenas dois, mas o
efeito sobre suas vidas é igualmente devastador.
Um terceiro tipo de lashon hará ocorre quando você ouve a
maledicência de um outro. Seja seu amigo de infância, seja seu
parente mais próximo, quando sentir que este começa a despejar
negatividade em seus ouvidos, experimente correr dali e estará
fazendo uma nobre ação para ambos.
Para medir a importância de evitar o mal provocado pela negatividade
da palavra, experimente um exercício: passe uma semana inteira sem
falar mal dos outros, sem falar mal de si mesmo e evitando ao máximo
ouvir a negatividade alheia.
Prepare-se, não será tarefa fácil, mas o resultado final pode ser um
milagre em sua vida. Depois mande um e-mail e me conte, ok?
Suyen Miranda é publicitária, jornalista, consultora em qualidade de
vida, pesquisa o comportamento humano nas sociedades e realiza
palestras motivacionais, treinamentos comportamentais e coaching,
com experiência internacional. Mais detalhes no site
www.suyenmiranda.com.