O Poder do Marketing Sensorial
Por Cristina Maria Silva Leitão
19/08/2007
“É através dos 5 sentidos que percebemos o mundo.” Dizem
especialistas.
Os sentidos humanos, também são considerado como as portas de
entrada para qualquer reação ou atitude, que expresse aprovação ou
não a certo produto ou serviço.
De acordo com Michael R. Solomon (2002), os impulsos captados por
nossos sentidos, dão inicio ao processo perceptivo, onde os sensores
internos captam influências do ambiente externo, gerando assim
lembranças, bem-estar, saudades, desejos ou até mesmo repugnância.
Por exemplo, ao ouvir uma música no rádio você pode lembrar de
alguém e trazer a sua mente o perfume desta pessoa ou até mesmo a
sensação de ouvi-la .
O Marketing Sensorial é um investimento de baixo custo,
principalmente se for usado no ponto de venda. Ele tem como
propósito, fixar a marca, o produto ou o serviço, criando sensações
através dos 5 sentidos humanos, formando assim um vinculo emocional
com o consumidor.
Visão - Este sentido é o mais explorado pelos profissionais de
marketing que confiam bastante em seus elementos. As cores, o
tamanho e o formato são logo percebidos, influenciando, em alguns
casos, nossas emoções mais diretamente.
Há quem diga que algumas cores, como a vermelha, criam sentimentos
de excitação e estimulam o apetite, entretanto, outras como o azul
são mais relaxantes.
A agência publicitária da Americam Express decidiu chamar seu novo
cartão de Blue (azul), pois as pesquisas mostraram que a cor evoca
sentimentos positivos sobre o futuro, as pessoas associavam com céu
e água provocando uma sensação de liberdade.
Para achar a cor ideal do produto ou do ambiente de vendas, não se
pode deixar guiar por suas preferências. Deve-se levar em conta
diversos fatores, e o principal deles é a opinião do seu público
alvo. Para chegar a essa conclusão é essencial uma pesquisa que irá
orientar e prever as possíveis tonalidades mais voltadas para sua
empresa ou produto. Uma experiência é um acontecimento bastante
relevante, através dele você pode analisar como o consumidor se
comporta.
Algumas logomarcas e produtos são conhecidas por suas cores e
formatos, como é o caso da logomarca da McDonald`s, o M amarelo em
um fundo vermelho, identifica logo a empresa, sem que seja preciso
colocar o nome. Outro exemplo é o novo designer do Leite Moça da
Nestlé, “gorduchinho” e com curvas sinuosas, um formato único, em
meio a outros leite condensados.
Se você conseguir fazer uma ligação direta do seu produto ou empresa
com uma determinada cor ou formato, estará possibilitando um maior
posicionamento diante dos seus concorrentes.
Olfato - É um sentido pouco trabalhado em ambientes empresarias,
pois a grande maioria não tem conhecimento da sua importância. O
aroma ideal para determinado público é uma difícil escolha, requer
cuidado para não tornar o ambiente desagradável, causando enjôos,
mal-estar ou repugnância aos seus clientes e funcionários.
Segundo a diretora de marketing da Biomist Aromarys, Cristina
Carnelos, diz que, lojas esportivas pedem um aroma que sugira um
ambiente fresco e alegre, como alecrim e menta. Diante de uma
pesquisa encomendada pela Nike, concluiu-se que 84% dos consumidores
se mostraram mais dispostos a comprar mais um par de calçados,
influenciado por um aroma floral misto.
A especialista em aromatização Vanice Zanoni, afirma que se criarmos
um ambiente familiar com aromas como bolo, pão, chocolate, café,
canela, sabonetes e perfumes usados por amigos e namorados, os
consumidores vão se sentir à vontade, passar mais tempo na loja e
ter mais disposição para a compra.
Importante lembrar que o aroma deve estar associado, mesmo que
indiretamente com o produto. Seria inadequado usar um aroma de pão
em uma loja de esportes!
Audição - Quantos sons diferentes podemos ouvir durante nosso dia? E
quantos desses podem nos irritar ou nos tranqüilizar se ouvirmos
repetidas vezes? Pensando nisso podemos concluir que o som além de
fazer parte do nosso dia-a-dia, torna-se um “instrumento” que
influencia nosso humor e comportamento.
Muitos empreendimentos trabalham com o desenvolvimento deste
sentido. Alguns acertam na sintonia, outros deixam a desejar. O
importante é não deixar o gosto dos funcionários ou do próprio
empresário decidir pela música quando a mesma não está de acordo com
o momento.
Lojas infantis, pedem músicas mais suaves e adequadas para o este
público. Em um supermercado quando o movimento está grande e o
ambiente com muita gente, e a intenção é fazer o consumidor realizar
sua compra rapidamente e sair, causando assim uma rotatividade maior
entre clientes, então o ritmo de musica mais apropriado será uma
mais agitada, ritmada. Porém se o supermercado tiver com pouco fluxo
de pessoas, o recomendável são musicas mais tranqüilas e relaxantes,
assim o cliente poderá demorar mais fazendo suas comprar e
consequentemente gastará mais.
Há também aquelas empresas que personalizam suas próprias músicas,
fazendo você fixa-la de forma que não cause antipatia. Quem não
recorda da propaganda da Danone, exibida na década de 80, que dizia:
“...me dá danoninho, danoninho dá, me dá mais saúde, mais
inteligência, me dá danoninho, danoninho dá, me dá!” ? Há muito
tempo não vejo essa propaganda, porém até hoje ela está guardada em
minha mente.
Tato - Desde o nascimento milhares de ações dependem do toque.
Inicia-se no primeiro contato com a mãe, no aconchego dos seus
braços, na amamentação, depois vêm as brincadeiras, a dança, o
abraço, o beijo, o cumprimento....entre outros.
Segundo Solomon (2002), durante um estudo foi constatado que em um
restaurante, quando os clientes eram tocados pelos garçons, davam
gorjetas maiores. Em supermercados, os demonstradores quando tocavam
de leve os clientes, tinham mais sucessos em convencê-lo a
experimentar um novo produto e fazê-los comprar.
É através desse sentido que você sente a textura e a maciez de
certos produtos. Para chegar a decisão de compra, o toque é
essencial, em alguns desses, como por exemplo: roupas, bicho de
pelúcia, alguns móveis e objetos, entre outros.
Paladar - A diversidade de gostos, são inúmeras, a quem prefira
apimentado, outros um tempero leve, alguns gostam de doces, outros
salgados...a cultura da região influência bastante, um exemplo que
podemos destacar é que os sanduíches da Mcdonald`s é um grande
sucesso nos EUA, porém no Japão (país que valoriza comidas
naturais), não são tão apreciados. Uma tática bastante usada para
apresentar lançamentos de produtos alimentícios ou lançamentos de um
novo sabor, é a provação, conhecido também como amostra grátis. De
vez em quando nos deparamos com expositores oferecendo uma pequena
porção do seu produto para provação. Este tipo de trabalho facilita
a compra e ao mesmo tempo exprime a opinião do consumidor, tornando
também uma forma de avaliar a qualidade do que está sendo oferecido.
É interessante também oferecer balas, doces, chocolates, como forma
de agrado em seu empreendimento, podendo tornar a experiência de
compra mais agradável e até mesmo contar pontos positivos na visão
do consumidor por está delicadeza.
O Marketing Sensorial sendo bem introduzido em uma empresa, sem
exageros e tão pouco sem imposição, pode-se tornar um grande “amigo”
na conquista, na retenção de clientes e no aumento das vendas.
Cristina Maria Silva Leitão – Graduada em Turismo e Especialista em
Marketing e Publicidade no Varejo.