O Princípio da Motivação
Por Rogerio Martins
01/04/2008
Em recentes pesquisas e apresentações sobre motivação uma pergunta
tem sido recorrente: o que nos motiva na vida? Desde que iniciei
meus estudos sobre motivação humana descobri diversas explicações,
conceitos, teorias e experiências que às vezes me confundiram sobre
o verdadeiro princípio da motivação. Porém, isto me estimulou a
procurar no convívio diário com profissionais, executivos, alunos e
amigos o verdadeiro sentido do que nos motiva na vida.
De certo que não encontrei uma explicação definitiva sobre o
assunto, mas percebi uma linha de conduta comum a todas as pessoas
bem sucedidas que mantive e mantenho contato até hoje. O traço comum
de comportamento que coloco como um dos princípios da motivação
humana é a capacidade de pensar positivamente sobre seu futuro.
O fator “visão positiva do futuro” faz com que as pessoas tragam
algum significado para suas vidas. Quando pensamos sobre nossos
futuros estamos criando uma ponte para o sucesso. Nossas ações
passam a ter um sentido à medida que organizamos os sonhos e
ambições. É fundamental ter sonhos para que encontremos motivos em
nossas vidas. O sonho é o primeiro passo para a concretização dos
objetivos. Para alguns o sonho é casar e ter filhos, para outros é
ser bem sucedido profissionalmente, em outros casos é ter mais tempo
para si mesmo, e assim por diante. À medida que projetamos estes
sonhos em nossas mentes criamos condições favoráveis para vivermos
motivados para alcançá-los.
Em função disso, afirmo que para encontrar a motivação para o
dia-a-dia é preciso primeiramente ter sonhos, projetos sobre o
futuro, uma visão clara e significativa de onde se quer chegar ou o
que se quer fazer com a própria vida. É preciso ter um sentido maior
e que faça a diferença para si mesmo.
Há um caso real que reforça esta idéia: a do psiquiatra judeu Viktor
Frankl que, preso no campo de concentração de Auschwitz, em plena
Segunda Guerra Mundial, traçou três metas ao chegar naquele local
deplorável: manter-se vivo, ajudar as pessoas com seus conhecimentos
médicos e aprender alguma coisa com aquela situação. Ele conseguiu!
No livro “Em busca de sentido”, Viktor Frankl descreve os horrores
daqueles momentos quando foi quase vítima do extermínio, mas por
definir claramente seu futuro agiu diariamente motivado para cumprir
suas três metas.
No mundo corporativo também encontramos casos semelhantes de
determinação, motivação e foco no sucesso. O exemplo mais recente é
da empresa japonesa Toyota. Há alguns anos seus executivos traçaram
a meta de ser não somente a melhor empresa de fabricação de
automóveis, mas a maior. Este plano está se tornando realidade
porque seus funcionários, clientes e fornecedores compartilham este
futuro. Um executivo da indústria de autopeças contou-me, certa vez,
um fato interessante sobre o relacionamento e visão compartilhada
relativo a montadoras, na qual a Toyota foi citada. Segundo ele,
quando havia algum problema no material entregue, as montadoras
costumavam chamar para uma conversa e apontar “o erro do
fornecedor”, enquanto que a Toyota chamava para a reunião abordando
“a resolução de um problema nosso”. Os profissionais da Toyota
colocavam a situação como algo a ser resolvido em conjunto e o ônus
era partilhado entre as partes. Isso fez e faz toda a diferença.
Voltando aos sonhos, é preciso ter cuidado com o tamanho deles.
Algumas vezes o sonho é tão grande que, para ser alcançado com
sucesso, deve ser dividido em pequenas partes. Caso contrário, a
frustração de não atingir aquele objetivo é um fator de desmotivação
tão poderoso que poderá ocasionar a sensação de derrota. Para se
chegar à vitória é preciso pensar nela primeiro. Vários esportistas
e executivos de sucesso já apontaram que o fator determinante de
suas conquistas foi a associação de uma visão positiva de seu
futuro, com a determinação para alcançar a vitória. É preciso sonhar
e agir. Planejar e realizar. Conquistar e comemorar.
Como sabemos, a motivação é um fator intrínseco ao ser humano e
influenciado por fatores externos (pelo meio em que vivemos e pelas
pessoas que convivemos). Por isso, nada mais natural que o princípio
da motivação se encontre em nossos sonhos, desejos e ambições que,
aliados a um sentido de ação, tornam-se a visão de futuro que nos
impulsiona a realizar, agir, fazer, trabalhar, namorar, crescer e,
enfim, viver. Motivos não faltam; basta dar um sentido a eles.
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria & Eventos. Autor do livro "Reflexões do Mundo
Corporativo". Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).
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