Psicologia Educacional

Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

Teorias

Os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais referidas e aceites encontramos:

* Cognitivismo
* Construtivismo
* Cognitivismo social
* Teorias motivacionais
* Teorias do desenvolvimento
* Behaviorismo

Teóricos

Entre os teóricos mais referidos nesta área encontram-se:

* Jean Piaget 1896-1980
* Lev Semenovich Vygotsky 1896-1934
* Carl Rogers 1902-1987
* Burrhus Frederic Skinner 1904-1990
* Abraham Maslow 1908-1970
* Jerome Bruner 1915
* Albert Bandura 1925


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Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia_educacional&oldid=11510313>. Acesso em: 21 Jul 2008

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