Psicologia Educacional
Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia
que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes:
os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está
estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a
eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem
como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar
enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os
psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com
os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais
efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz
respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua
ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também,
noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns
psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das
capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de
aprendizagem, como no caso da Desordem por déficit de atenção com
hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.
Teorias
Os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam diversas teorias de
ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a
aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos:
científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais
referidas e aceites encontramos:
* Cognitivismo
* Construtivismo
* Cognitivismo social
* Teorias motivacionais
* Teorias do desenvolvimento
* Behaviorismo
Teóricos
Entre os teóricos mais referidos nesta área encontram-se:
* Jean Piaget 1896-1980
* Lev Semenovich Vygotsky 1896-1934
* Carl Rogers 1902-1987
* Burrhus Frederic Skinner 1904-1990
* Abraham Maslow 1908-1970
* Jerome Bruner 1915
* Albert Bandura 1925
2. VERBATIM COPYING
You may copy and distribute the Document in any medium, either
commercially or noncommercially, provided that this License, the
copyright notices, and the license notice saying this License
applies to the Document are reproduced in all copies, and that you
add no other conditions whatsoever to those of this License. You may
not use technical measures to obstruct or control the reading or
further copying of the copies you make or distribute. However, you
may accept compensation in exchange for copies. If you distribute a
large enough number of copies you must also follow the conditions in
section 3.
You may also lend copies, under the same conditions stated above,
and you may publicly display copies.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta
conteúdo enciclopédico. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia_educacional&oldid=11510313>.
Acesso em: 21 Jul 2008
Este texto é uma reprodução literal, obtido da Wikipedia, publicado
de acordo com as instruções oferecidas por esta renomada
enciclopédia: "Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos
seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode
fazê-lo, mas tem de obedecer à GNU FDL. Se estiver simplesmente a
duplicar o artigo da Wikipédia deverá obedecer à secção 2 da GFDL,
sobre cópia textual."