Quadratividade Cerebral
Por Maria Rita Gramigna
18/09/2007
Ned Herrmann publicou a teoria da quadratividade cerebral em seu
livro “The Creative Brain (1989)”.
Nele, Hermann distingue as habilidades de cada um dos hemisférios,
propondo quatro quadrantes.
De acordo com Herrmann, as escolhas pessoais relativas à profissão e
a própria conduta na vida resultam de tendências hemisfericas.
COMPORTAMENTO HUMANO SEGUNDO A TEORIA DE HERRMANN.
MODELO EXPLICATIVO – GERAL
HEMISFÉRIO SUPERIOR
ESQUERDO - HSE
Racional
Analisa os fatos
Quantifica
É lógico
É critico
Gosta de números
Sabe administrar dinheiro
Sabe como funcionam as coisas
HEMISFÉRIO SUPERIOR
DIREITO - HSD
Experimental
Visualiza os fatos
Infere
Imagina
Especula
Assume riscos
É impetuoso
Rompe regras
Gosta de surpresas
É curioso
HEMISFÉRIO INFERIOR
ESQUERDO - HIE
Guardião
Organiza os fatos
Prevenido
Estabelece procedimentos
Faz coisas
É confiável
Planeja o tempo todo
HEMISFÉRIO INFERIOR
DIREITO - HID
Sentimental
Sente os fatos
É sensível aos outros
Gosta de ensinar
Gosta de fazer contatos
É expressivo
É emocional
Fala muito
É sensível
A seguir, vamos conhecer as idéias de Herrmann sobre atuação das
pessoas em alguns campos atividade humana, orientadas pelas
tendências hemisfericas.
1. NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
ESTILO ANALÍTICO
SUPERIOR ESQUERDO
Quando aprende gosta de:
• Obter e quantificar fatos
• Aplicar análise e lógica
• Pensar sobre as idéias
• Elaborar teorias
• Criticar
Prefere aprender a partir de:
• Estudo e discussões de casos
• Dados financeiros e técnicos
• Leitura de livros
• Fontes de “expertise” e referências
• Palestra formal
• Conteúdos baseados em dados
• Exercícios analíticos
ESTILO EXPERIMENTAL
SUPERIOR DIREITO
Quando aprende gosta de:
• Aprender com insights intuitivos
• Explorar possibilidades ocultas
• Sonhar acordado... brincar
• Usar a imaginação
• Enxergar o quadro geral e fazer uma síntese
• Clima informal
• Tomar a iniciativa
• Conceitualizar e descobrir
Prefere aprender a partir de:
• Materiais visuais, estética, experiências
• Discussão de caso orientado para o futuro
• Discussão em grupos expontâneos
• Exercícios de experiências
• Exemplos metafóricos
• Experimentação
• Flexibilidade nas pautas.
ESTILO CONTROLADOR
INFERIOR ESQUERDO
Quando aprende gosta de:
• Conteúdo e pauta estruturados e organizados
• Fluxo de informações passo-a-passo
• Avaliar e testar teorias
• Adquirir habilidades pela prática
• Verificar o entendimento
• Orientações claras
Prefere aprender a partir de:
• Discussão de casos
• Discussão estruturada, orientada pelo apresentador
• Atividades que reforçam conteúdos
• Atividades seqüenciais bem planejadas
• Métodos tradicionais comprovados
• Leitura de bons textos
ESTILO RELACIONAL
INFERIOR DIREITO
Quando aprende gosta de:
• Integrar experiências
• Ouvir e compartilhar idéias
• Confiar em intuições
• Internalizar o conteúdo
• Envolvimento emocional
• Experiências práticas
Prefere aprender a partir de:
• Discussões de casos voltados para pessoas
• Oportunidades para experienciar
• Demonstrações
• Movimento sensorial
• Trabalho em grupo
• Histórias
• Música
2. COMPORTAMENTO NO TRABALHO
ESTILO ANALÍTICO
SUPERIOR ESQUERDO
• Pesquisa dados
• Analisa questões
• Discute de forma racional
• Elabora teorias
• Mensura com precisão
• Resolve problemas pela lógica
• Toma decisões com base no resultado financeiro
• Compreende elementos técnicos
• Apresenta boa análise crítica
• Trabalha bem com números, estatísticas e dados
ESTILO EXPERIMENTAL
SUPERIOR DIREITO
• Consegue visualizar mudanças futuras
• Tem boa visão sistêmica
• Reconhece novas possibilidades
• Apresenta boa tolerância a ambigüidades
• Integra bem as idéias
• Desafia normas e políticas rígidas
• Consegue sintetizar elementos diferentes formando um novo todo
• Acha soluções inovadoras para os problemas
• Usa a intuição
• Processa rapidamente diversas informações.
ESTILO CONTROLADOR
INFERIOR ESQUERDO
• Encontra falhas não percebidas
• Aborda problemas de forma prática
• É firme nas posições que toma
• Apresenta bom padrão de consistência
• Lidera de forma estável
• Facilidade para lidar com documentos e contratos
• Apresenta facilidade para planejar com detalhes
• Sabe articular planos
• Mantém registros financeiros em dia
ESTILO RELACIONAL
INFERIOR DIREITO
• Reconhece dificuldades interpessoais
• Percebe os sentimentos dos outros
• Usa a intuição para perceber sentimentos dos outros
• Percebe dicas não verbais
• Consegue entusiasmar pessoas
• Sabe persuadir
• Sabe conciliar
• Compartilha experiências
• Considera valores pessoais
• Compreende elementos emocionais
3. COMPORTAMENTO NA EQUIPE
HSE
Formal
Crítico
Decisivo
Analítico
Informado
Discriminador
HSD
Espontâneo
Jogador
Gosta de surpresas
Mente aberta
Imprevisível
Inconformado
HIE
Confiável
Previsível
Tradicional
Organizado
Reservado
Pontual
HID
Cuidadoso
Emocional
Vulnerável
Empático
Humanista
Instintivo
OS ESTILOS PESSOAIS SEGUNDO NED HERRMANN
COMPORTAMENTOS MAIS COMUNS
ESTILO ANALÍTICO
SUPERIOR ESQUERDO
• Reage de forma não emocional
• É direto(a) e objetivo(a)
• Apresenta idéias bem articuladas em formato lógico
• Usa dados e informações para ilustrar suas idéias
• Tem precisão técnica
• Gosta de criticar
• Tem facilidade para debates
• Exige fatos precisos
• Pergunta básica: “O QUÊ”?
ESTILO EXPERIMENTAL
SUPERIOR DIREITO
• Reage pensando no assunto
• Percebe o global
• Gosta de liberdade para explorar idéias
• Prefere tarefas freqüentes e espontâneas
• Usa metáforas
• Tem preferência por informações visuais
• Traça objetivos a longo prazo
• Está ligado(a) ao cenário geral
• Tem iniciativa
• Usa a imaginação
• Apresenta bom humor
• É pouco detalhista
• Prefere conceitos
• Pergunta básica: ”POR QUE”?
ESTILO CONTROLADOR
INFERIOR ESQUERDO
• Reage de forma cuidadosa
• É detalhista
• Trabalha com cronogramas e agendas
• Usa plano de ação
• Acompanha resultados
• Tem procedimentos bem definidos
• Gosta de riscos baixos
• Gosta de comunicações formais
• É pontual e exige pontualidade
• É organizado(a) e exige ordem
• Pergunta básica: “ COMO?”
ESTILO RELACIONAL
INFERIOR DIREITO
• Reage de forma espontânea
• Usa empatia e apresenta bom relacionamento
• É informal nos relacionamentos
• Gosta de imaginar como as pessoas vão reagir às suas ações
• Quer que os sentimentos dos outros sejam respeitados
• Tem consideração com todos da equipe
• Gosta de um “toque pessoal” em tudo que faz
• É sensível
• Gosta de consenso nas discussões grupais.
• Precisa estar entusiasmado(a)
• Pergunta básica: “QUEM”?
CURIOSIDADE
A escolha de algumas profissões e a quadratividade cerebral:
SUPERIOR ESQUERDO
(ANALÍTICO)
INFERIOR ESQUERDO
(CONTROLADOR)
SUPERIOR
DIREITO
(EXPERIMENTAL)
INFERIOR
DIREITO
(RALACIONAL)
• Juiz
• Gerente Técnico-financeiro
• Cientista pesquisador
• Químico
• Presidente de Empresa
• Engenheiro
• Corretor de Bolsa de Valores
• Executivo financeiro
• Juiz
• Gerente Contábil
• Administrador
• Supervisor
• Corretor de Imóveis
• Contador
• Militar
• Instrutor
• Gerente de operações
• Enfermeiro(a) chefe
• Cientista
• Empreendedor
• Artista
• Músico
• Empresários (técnico)
• Presidente de Empresa
• Gerente de áreas ligadas a planejamento
• Gerente de empresas de entretenimento
• Assistente social
• Psicólogo
• Educador
• Orientador
• Gerente de Marketing
• Secretária
• Vendedor
• Assessor
• Gerente de cooperativas
• Gerentes de pessoas
O equilíbrio entre os hemisférios cerebrais proporciona a harmonia e
leva ao caminho do bom senso.
Há momentos em que precisamos ser racionais, pragmáticos e
planejadores e em outros, a hora é de sonhar, imaginar e inventar.
Saber dosar e equilibrar os estados de espírito faz parte do
comportamento criativo.
É sabido que as civilizações ocidentais valorizam e estimulam de
forma parcial as funções e habilidades do hemisfério esquerdo.
Crescemos em uma sociedade que critica erros, isola pessoas que
estão fora dos padrões estabelecidos e qualifica aqueles que entram
em sintonia com o status quo.
Criatividade é transgressão, é inovação e quebra de normas rígidas.
O ser humano apresenta biologicamente possibilidades ilimitadas,
porém cerceado por seu meio, por vezes nem percebe até onde pode
chegar.
Fontes de consulta:
• Creatividad y Transformación, página 36. - Wiasburd, Gilda
• Motivação - Como desenvolver e Utilizar Esta Energia –
• Castro, Alfredo P. e Maria, Valéria José – Ed. Campus.
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.