Somos Todos Criativos
Por Prof. Menegatti
04/07/2008
Você sabia que são necessárias, em média, 60 idéias para se
conseguir uma vitória? A média japonesa é de 61 idéias por
funcionário/ano. Suas empresas incentivam erros na tentativa de
descobrir algum produto, serviço ou métodos novos. A TOYOTA coloca
em prática cerca de 95% das 2,65 milhões de idéias dadas pelos seus
colaboradores. Já, a NISSAM considera seriamente qualquer sugestão
que economize 0,6 segundos; o tempo necessário para erguer um braço.
Uma pesquisa realizada por Geog Land, envolvendo 1.600 crianças e
200 mil adultos, mostrou que 98% das crianças na faixa etária de
três a cinco anos são gênios e que apenas 2% dos adultos acima de
vinte e cinco anos são gênios. A questão é: onde estão os 96% das
crianças que, ao se tornarem adultas e ultrapassaram os vinte e
cinco anos, deixaram de ser gênios? O problema, segundo Land, está
na educação repressora que recebemos dos nossos pais e professores,
fazendo com que o potencial criativo das crianças adormecesse.
Maslow afirmou que: “O homem criativo não é o homem comum ao qual se
acrescenta algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se
tirou”. Assim, concluímos que nosso potencial não está perdido, mas
está aguardando o momento de despertar.
O que precisamos fazer para resgatar a nossa genialidade?
· observe a natureza: uma das fontes incontestáveis de inspiração é
a natureza, e o engenheiro suíço George de Mestral que o diga. Criou
o velcro depois de notar que as minúsculas hastes do carrapicho
grudavam em suas meias de lã.
Uma empresa tinha um problema a solucionar: como embalar muitas
batatas fritas em um espaço pequeno sem quebrá-las. Uma pequena
empresa usou novamente a natureza como analogia, amontoando folhas
secas e folhas verdes. Através da utilização dessa idéia criativa, a
solução óbvia surgiu. Moldar batatas em formas uniformes e possíveis
de empilhar antes de secarem. Munida dessa inovação, a empresa
vendeu sua idéia a Procter e Gamble, e a batata frita Pringles
surgiu;
· exercite-se: a criatividade é como os músculos, é um processo
lento, exige dedicação, e quanto mais você treina, mais ela se
desenvolve. Existem exercícios, tais como o tangram, cujo desafio é
obter inúmeras soluções, propiciando, com isso, estimular a
criatividade, mantendo o cérebro em constante atividade. Além disso,
esse tipo de exercício supera a barreira do não: “não dá”; “não
pode”; “é impossível”; “isto não vale” etc.;
· persista: “Esta geringonça tem inconvenientes demais para ser
levada a sério como meio de comunicação. Ela não tem nenhum valor
para nós”. Memorando Interno da Western Union sobre o telefone em
1876. “Quem se interessaria em ouvir os atores?” H. M. Warner, da
Warner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927.
Chegar ao topo até que não é tão difícil; manter-se é o problema. À
medida que as empresas, atingem seus objetivos, passam a atuar com a
suicida rotina. E a rotina impede a empresa de promover as sempre
necessárias mudanças. O talento humano que valerá ouro hoje e no
futuro é o que tem comportamento criativo. As profissões e as
empresas que não fizerem uso da cabeça, tendem a desaparecer. Se
você está acomodado, acreditando que as coisas não irão mudar, tome
muito cuidado! Alguém com muita criatividade pode estar tomando o
seu lugar.
Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança.
Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade
Total, MBA em Gestão Empresarial. Entre seus produtos estão: o Livro
"Desperte seu Potencial Emocional", CD Motivacional "Marcado para
Vencer", DVD "Campeão de Vendas". A cada palestra, o Prof. Menegatti
vem conquistando platéias de norte a sul do país. Contatos:
www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br