Teoria da Aprendizagem - Jean Piaget
Por Nelson Valente
05/11/2008
JEAN PIAGET nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 1896. Diplomou-se em
ciências naturais aos 21 anos, doutorando-se no ano seguinte.
Interessou-se pela psicologia, realizando estudos em Zurique e em
Paris. Foi professor dessa matéria nas Universidades de Neuchâtel,
Lausanne e Genebra e de psicologia genética na Sorbonne, de 1952 a
1963. Presidente da Comissão Suíça na UNESCO, foi enviado em missão
a Beirute, Paris, Florença e Rio de Janeiro. A UNESCO confiou-lhe a
elaboração da obra O direito à educação. Piaget tornou-se membro do
Conselho Executivo da instituição.
Piaget abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo
de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem. A
primeira, mais ampla, equivale ao próprio desenvolvimento da
inteligência. Este desenvolvimento é um processo espontâneo e
contínuo que inclui maturação, experiência, transmissão social e
desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é
limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou à
aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais
específicas.
O processo de aprendizagem envolve a assimilação e a acomodação. Na
medida em que participamos ativamente dos acontecimentos,
assimilamos mentalmente as informações sobre o ambiente físico e
social e transformamos o conhecimento adquirido em formas de agir
sobre o meio. O conhecimento assimilado para a constituir a bagagem
de experiências que nos permite enfrentar as novas situações,
assimilar outras experiências e formular novas idéias e conceitos.
As novas aprendizagens baseiam-se nas anteriores assim, a
inteligência humana desenvolve-se: aprendizagens simples servem de
base a outras aprendizagens mais complexas.
Quando transformamos o conhecimento assimilado em uma nova forma de
ação, realizamos uma acomodação entre o nosso organismo nos aspectos
físico e mental e o ambiente no qual vivemos.
Através de assimilações e acomodações constantes e contínuas, cada
indivíduo organiza sua noção da realidade, seu próprio conhecimento.
No processo de desenvolvimento, tal como é visto por Piaget, cada
criança se desenvolve através de estágios. O autor distingue três
estágios fundamentais:
Sensorimotor – que vai do nascimento aos 2 anos de idade. Neste
estágio a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a
diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.
Operações concretas – estende-se dos 2 aos 11 anos de idade e
subdivide-se em pensamento pré-operacional (de 2 a 7 anos) e
pensamento operacional concreto. Consiste na preparação e na
realização das operações concretas em classes, relações e números.
Operações formais – de 11/12 até 14/15 anos. Período no qual o
adolescente ajusta-se à realidade completa de sua atualidade, mas
também é capaz de lidar com o mundo das possibilidades.
Os períodos ou estágios preconizados por Piaget não constituem
divisões arbitrárias do processo evolutivo. Cada um deles se reveste
de características mínimas que o define.
A teoria de aprendizagem de Jean Piaget alertou os educadores para o
respeito ao estágio de desenvolvimento do pensamento infantil,
adequando as atividades escolares às características evolutivas das
crianças.
Nelson Valente é professor universitário, jornalista e escritor