A Terapia Psicológica e a Acupuntura
Por Cristiane Marins Soares
15/07/2010
O objetivo deste trabalho é demonstrar como a Acupuntura e a
Medicina Tradicional Chinesa podem ser importante instrumento
auxiliar na Terapia Psicológica.
O Interacionismo Cartesiano pressupõe dois processos distintos e
interatuantes: mente e corpo. É assim que a visão ocidental
classifica as patologias, aquelas relacionadas ao corpo, que cabe a
Medicina e as relacionada à mente, que cabe a psicologia. A
psicologia estuda as emoções e de que maneira essas emoções se
refletem no comportamento. A psicoterapia é uma relação entre o
terapeuta e doente, onde o primeiro utiliza-se de métodos da
psicologia no tratamento dos distúrbios psíquicos. Segundo Skinner,
o como as pessoas se sentem é tão, freqüentemente, importante quanto
o que elas fazem. (1987/1989 pp.3-11)
A Psicoterapia promove o autoconhecimento, conduz o paciente a um
novo olhar de seus sintomas, um ajustamento criativo entre suas
emoções, seu corpo e seu ambiente.
Já a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) corpo e mente não se
separam, encara a Mente como um sistema dinâmico e interdependente
dos órgãos do corpo. A Medicina Tradicional Chinesa é muito antiga e
alguns autores ousam afirmar que ela se originou desde que o
primeiro Homem do Planeta pressionou e massageou seu corpo de forma
instintiva ao sentir dor. Inspira-se nos fenômenos da Natureza e
segue os conceitos fundamentais da filosofia do Tao, este, é um
caminho de virtude, ação, mente coração e equilíbrio energético.
Estabelece o caminho ou o modo pelo qual a humanidade deve viver.
Para a Filosofia Taoísta, o Homem se encontra entre o Céu e a Terra
e as Leis imutáveis do Universo unem tudo que há na Natureza. Cada
indivíduo é um microcosmo do Universo, com seu Qi em ressonância com
o Qi do Céu (Yang) e da Terra (Yin). Por isso, as alterações
climáticas interferem diretamente no Qi do indivíduo.
Segundo esta filosofia, o Homem é uma criatura especial no Universo,
porque somente ele é detentor de "Três Tesouros": Jing, Qi e Shen.
Jing (Essência) é a energia constitucional e Física, herdada
geneticamente.
O Qi (energia) é matéria não substancial que está por trás de tudo
que se manifesta. Ele dá origem ao Céu e a Terra. A energia Yang,
mais sutil forma o Céu, enquanto a energia Yin, mais densa, forma a
Terra. Entre o Céu e a Terra se encontra o homem, como unidade
integrada e submetida às Leis do Universo.
O Shen (espírito) é o tesouro que nos diferencia dos animais, pois
eles possuem Jing e Qi. É o Shen que nos torna seres com
consciência.
Yin e Yang são as duas polaridades do Universo e podem ser
representadas, pela figura do "máximo supremo", onde um é parte
integrante do outro. Estas energias são ao mesmo tempo antagônicas e
complementares. Nada é totalmente Yin ou Yang.
Yang é luz, calor, movimento, masculino, força, exterior. Enquanto
Yin é escuro, frio, quietude, feminino, fraqueza, interior.
O movimento do Tao, através das polaridades Yin/Yang geram os cinco
elementos ou cinco movimentos. Estes são características inerentes a
tudo que existe no Universo, representam funções e qualidades. Cada
elemento corresponde a um órgão e a uma região anatômica.
Relacionam-se através de ciclos de geração e dominância, que são
aplicados a fisiologia, patologia, diagnóstico e seleção de pontos
de Acupuntura para tratamento. (Shanghai, et al., 2009)
A Mente, aqui, aparece como Shen. O Shen são todas as atividades
mentais que englobam consciência, pensamento, funções cerebrais como
memória, cognição, sono, inteligência, sabedoria, idéias e insight.
É abrigada pelo coração, contudo, a memória não depende apenas deste
sistema, outros órgãos também estão relacionados com a capacidade de
lembrar.
As emoções, por sua vez, afetam diferentes órgãos e estão ligadas a
teoria dos cinco movimentos:
1. O MOVIMENTO MADEIRA, caracteriza - se pelo crescimento,
florescimento, seu órgão é o Fígado e sua emoção é a raiva.
2. O MOVIMENTO FOGO caracteriza - se pela expansão, seu órgão é o
coração e sua emoção é a euforia.
3. O MOVIMENTO TERRA caracteriza - se por transformações, seu órgão
é o Baço Pâncreas e sua emoção é a preocupação.
4. O MOVIMENTO METAL caracteriza - se pela purificação, seleção,
análise e limpeza, sua emoção é a tristeza e seu órgão é o Pulmão.
O MOVIMENTO ÁGUA caracteriza - se pela retração e profundidade, sua
emoção é o medo e seu órgão é o Rim.
O aspecto mental dos órgãos compõe o Sistema Shen (Mente), que se
divide em quatro aspectos.
HUM é a alma etérea, que pode ser entendida como a alma ou o
espírito. Representa o yin dentro do yang. Seu órgão é o fígado.
Quando o fígado está deficiente, o Hun perde sua "morada", trazendo
á tona sintomas de insônia, timidez, medo, excessos de sonhos e
perda do sentido de direcionamento na vida. O Hun desabrigado se
refere a uma pessoa cheia de fantasias e planos que não consegue
concretizar. Ele é responsável pela intuição, inspiração, capacidade
de auto-discernimento, introspecção e comunicação com o mundo
exterior. É o Hun que impede que as emoções se tornem excessivas e
se transformem em causas das doenças. Alguém com o Hun bem enraizado
apresentará uma vida emocional equilibrada e feliz. Sua emoção é a
raiva. Podemos ver o aspecto positivo da raiva quando move a pessoa
a iniciar movimento de mudança, crescimento pessoal ou cultural. Em
outro aspecto, a raiva está ligada a sentimentos negativos como
frustração, ressentimento, amargura e ódio. Muitas vezes, na
tentativa de evitar tais sentimentos, o indivíduo pode utilizar - se
de recursos como ocupação constante, isolamento, atividade física
excessiva, uso de álcool e drogas.
O Po representa a alma corpórea, seu órgão é o pulmão. Ele é o
princípio vital, a energia que movimenta e sustenta o corpo. É
composto dos cinco sentidos e é responsável pelo movimento dos
membros, agilidade equilíbrio e coordenação. O Po é a infância e os
sentidos, a sensibilidade, as sensações térmicas, prurido, a sucção
e o choro do recém - nascido. Relaciona-se com a capacidade de
sentir dor física e emocional. Protege o indivíduo das influências
psíquicas externas, sua emoção é a tristeza. O PO capacita as
pessoas a encarar as perdas, a sentir uma dor de pesar e seguir em
frente. Quando do seu desequilíbrio, o sujeito permanece retido em
seu processo de luto, se torna incapaz de assimilar mudanças, sente
- se oprimido e deprimido.
O Yi representa inteligência, reside no sistema baço- pâncreas e é
responsável pelo pensamento aplicado, estudo, memorização, foco,
produção de idéias e concentração, sua emoção é a preocupação.
Denota características de pensamentos obsessivos. O desequilíbrio no
Yi aparece no indivíduo, excessivamente, solidário, que não
conseguindo viver sozinho, associa - se a vários grupos, objetivando
a formação de laços emocionais.
Por último o Zhi é a força de vontade, tem como órgão o rim e
relaciona - se com determinação, direção, motivação, sua emoção é o
medo. O medo manifesta - se em forma de agitação, porque aumenta a
atividade fisiológica do indivíduo. Uns apresentam dificuldade de
permanecerem quietos, outros paralisam. O medo depaupera o Rim,
causando enurese, aumenta a produção de adrenalina causando
musculatura retesada, aumento da freqüência cardíaca e ritmo
respiratório. O medo em excesso domina a mente. A função do Zhi é
utilizar as outras formas de pensamento como base para estabelecer
os métodos e as etapas corretas para resolver objetivamente os
problemas. (Maciocia, 2007)
A técnica de acupuntura consiste em colocar agulhas específicas em
diferentes locais de todo o corpo, chamados acupontos, visando
estimular esses locais, buscando promover as capacidades naturais
regeneradoras do corpo e da mente para restabelecer a homeostase do
organismo.
A união destes dois saberes auxilia de forma muito eficaz no combate
de sintomas que geram grande sofrimento aos indivíduos, ambos
fornecem autoconhecimento e abrem um novo olhar, uma nova trilha pra
uma vida mais equilibrada e até, feliz.
BIBLIOGRAFIA:
MACIOCIA, Giovanni, Fundamentos da Medicina Chinesa, 2ª ed, SP,
Rocca, 2007
Marx, M.H. & Hillix, W.A, Sistemas e Teorias de Psicologia, 15ª ed,
SP, Cultrix, 1978
Laplanche e Pontalis, Vocabulário de psicanálise, 4ª ed, SP, Martins
Fontes, 2001
Skinner, B.F, The place of feeling in the analysis of behavior,
Columbus, Merril, 1989
Hicks, A, Hicks, J, Mole, P, Acupuntura Constitucional do Cinco
Elementos, SP, Rocca