Transtorno de ansiedade social no pós parto

Por Vanilde Gerolim Portillo

28/09/2020


O fóbico social tende a fugir ou esquivar-se de qualquer situação que envolva o contato com outras pessoas ou que o exponha a qualquer tipo de avaliação real ou imaginária. As situações sociais são normalmente evitadas ou quando impossíveis de serem evitadas, exigem grande esforço, sofrimento e estresse.
Como a característica principal é o medo de ser criticado ou avaliado negativamente pelos outros, o indivíduo com transtorno de ansiedade social demora em procurar ajuda ou simplesmente não a procura, pelo simples fato de ter medo de se expor, até mesmo, diante de um médico. É denominado por alguns autores como “o medo do outro”.
É o quarto transtorno psiquiátrico mais prevalente depois da depressão, da dependência de álcool e da fobia específica e, segundo a Associação Americana de Psiquiatria (APA), é um transtorno mental grave, pois pode incapacitar seu portador para as realizações mais simples da vida.
A mãe com o transtorno de ansiedade social apresenta preocupação exagerada de ser avaliada negativamente. Tem medo de ser criticada pelas possíveis dificuldades que encontrará ao lidar com o puerpério e com o bebê e se torna muito exigente consigo mesma.
Há uma tendência em acreditar que o mundo social é perigoso e que a probabilidade maior é a de que ocorram mais eventos negativos do que positivos.
O estresse é constante, e cada vez que acredita não ter obtido o resultado esperado em alguma atividade, seja ela qual for, ainda que sua performance seja igual ou melhor do que a maioria das mães nas mesmas condições, frustra-se, pensa que é incapaz e acaba se exigindo cada vez mais.
Nessas condições não há como não se preocupar tanto com a mãe quanto com o bebê que precisa de segurança, estabilidade e acolhimento para seu desenvolvimento.
A busca de ajuda é inevitável, tanto do psiquiatra quanto do psicólogo. Neste momento familiares e amigos exercem um papel importante incentivando a mãe a buscar ajuda profissional. Vanilde Gerolim Portillo - Psicóloga Clínica - Pós-Graduada e Especialista Junguiana - Atende em seu consultório em São Paulo: (11) 2979-3855