Cores e Seus Significados Psicológicos
Por Fabrício Alves
21/02/2007
As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias
maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma.
Se várias figuras coloridas forem mostradas a um grupo de pessoas,
essas pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que das
formas dessas figuras.
Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam
trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de
trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um
elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará
diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser
positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.
Por isso, é extremamente importante estarmos atentos à psicologia
das cores e seus significados, para melhor aplicarmos essas cores em
nossos trabalhos. É imprescindível que qualquer pessoa que trabalhe
com comunicação conheça as terias básicas da cor, para saber como
estas se complementam e interagem umas com as outras.
É realmente muito interessante, verificar como a psicologia das
cores são utilizadas atualmente, principalmente pelas grandes
empresas. Marcas conhecidas mundialmente, fazem uso constante deste
conhecimento para chamar a atenção, ou simplesmente, vender mais
seus produtos.
Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de
seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado"
pelo frescor que representam as bolhas d'àgua desenhadas nas latas.
Também o caso do Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O
amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome
e os dois juntos, presente em grande quantidade dentro das
lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em
demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo
desconforto se visualizadas por muito tempo.
Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:
- Branco:
Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca
frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital,
neve, harmonia.
- Preto:
Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e
elegância. Cor preponderantemente masculina.
Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.
- Cinza:
É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da
indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota
desânimo, monotonia.
Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.
- Vermelho:
Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor
exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor
essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo,
fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.
- Laranja:
Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.
- Amarelo:
É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho
ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.
- Verde:
Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor
calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum
elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado
sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons
mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade,
saúde, tapete de jogos.
- Azul:
Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa
maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro,
provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na
presença de branco.
Ex: Frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação,
credibilidade.
- Roxo:
Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como
o preto, remete a nobreza e poder.
Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade,
doença.
- Marrom:
Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança
e solidez.
Ex: Terra, outono, chocolate.
- Rosa:
É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor
íntima, de doçura melosa e romântica.
Ex: Feminilidade, delicadeza.
Fabrício Alves fabricio@grito.com.br
Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembí
Morumbi, atualmente trabalhando como Coordenador de Criação pela
empresa de design IDmídia e com um projeto paralelo, o site de
design e publicidade Fcraft.
Fonte: Site Grito (www.grito.com.br)