Mente e o Subconsciente
Por Thiago Cabrino
02/02/2002
A todo momento verificamos que por todos os lados recebemos o envio
de mensagens e informações. Por dia, são mais de 2.000 estímulos
impulsivos recebidos do instante em que abrimos os olhos até a hora
de voltarmos a dormir. Estas mensagens nos são passadas de forma
direta e/ou subliminar, através de elementos perceptíveis aos cinco
sentidos humanos.
Cores, palavras, sons, formas e cheiros, entre outros, elementos são
comuns a todos os instantes, e ao fim, percebemos que a sobrecarga
de nossa mente é alta, acarretando uma amnésia temporária de muitos
fatos e acontecimentos decorridos, que só quando revividos, seja na
forma real ou contada, é que voltam a aflorar em nosso
subconsciente.
É assim que todo profissional de marketing trabalha, com inúmeras
ferramentas e atributos a sua disposição, as ações são criadas e
ativadas ao mercado consumidor de forma a estarem o tempo todo em
sua mente, presentes com informações e impulsos de determinadas
marcas, slogans, produtos e demais comunicações voltadas a criação e
o desenvolvimento de elementos para o momento da escolha, ponto
este, de grande importância para uma organização.
Com a percepção e o subconsciente trabalhado, todo consumidor que se
dirige a um ponto-de-venda, e defronta-se, com o momento da escolha
de um determinado produto, sempre tem a primeira percepção daquilo
que está gravado em sua mente. Frente a uma gôndola de
refrigerantes, as cores vermelha e branca são os primeiros elementos
surgidos e que induzem a aquisição. Como sabemos, esta decisão é
verificada nos últimos cinco segundos e as marcas e produtos que
melhor estiverem trabalhadas e gravadas junto a mente do consumidor,
é que levarão a tão sonhada vantagem competitiva e daí a importância
de uma comunicação bem feita e muito bem exposta ao mercado.
Por isso, nós, profissionais, estudiosos e seguidores dos grandes
papas do marketing moderno, devemos avaliar em nossos planejamentos
de ação, todos os elementos influenciadores e decisores de compra,
já que o grande número de produtos e serviços da mesma linha,
oferecidos ao mercado, atrapalham e confundem cada vez mais a mente
dos consumidores.
Por isso, devemos a todo momento estudar, usar a psicologia,
pesquisar o comportamento do mercado, utilizar muito bem a
ferramenta de termômetro, pois as oscilações são muitas, e quem
estiver mais antenado aos acontecimentos, é que praticará as
melhores ações, aquelas que poderão trazer o melhor e maior retorno
aos nossos clientes.
Trazer inovações e mudanças ao sistema, não são ações fáceis de
serem criadas e efetivadas, mas também, quem disse que entender e
praticar marketing é fácil?